A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) assinou, nesta quarta-feira (10), um acordo de cooperação comercial com a CIQA – Associação de Inspeção e Quarentena da China, órgão vinculado à Administração de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ), que por sua vez equivale à Secretaria de Defesa Agropecuária brasileira. O acordo prevê a cooperação na troca de informações e contribuirá para a ampliação do comércio entre os dois países.
“A China é um mercado de fundamental importância para o Brasil. Além da abertura desse mercado, é necessário unirmos esforços para restabelecer as bases de contatos empresariais e a confiança do consumidor chinês no nosso produto”, afirma o diretor-executivo da ABIEC, Fernando Sampaio.
A assinatura do acordo aconteceu durante a FMA CHINA 2015 – The Exhibition and Safety & Quality Forum of China International Food, Meat and Aquatic Product, evento realizado pela CIQA que acontece de 10 a 12 de junho, em Xangai. A ABIEC participa da feira a convite da CIQA. Como parte da programação da FMA, a ABIEC também esteve presente em um seminário sobre legislação e normas sanitárias para exportar à China.
Ainda no país, a ABIEC participa de uma série de visitas técnicas com órgãos oficiais e entidades chinesas, em Beijing. A missão técnica é organizada pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), parceira da ABIEC no projeto Brazilian Beef.
Fonte: Abiec, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.