Pretendo ver uma cadeia produtiva que vise buscar a qualidade do produto final – Tiago Fornari – Palestrante BeefSummit Sul
27 de março de 2014
A evolução tecnológica precisa ser acompanhada, e para isso é preciso espiar o que as instituições de pesquisa e o vizinho estão fazendo – Fabiano Nunes Vaz [Prêmio BeefPoint Sul]
27 de março de 2014

Animais – com ou sem qualidade – ocupam o mesmo lugar, tem o mesmo custo operacional, porém com resultados totalmente diferentes – Sergio Barbieri [Prêmio BeefPoint Sul]

Conheça Sergio Renato Dias Barbieri, finalista na categoria Produtor - Destaque Qualidade de Carne. Prêmio BeefPoint Edição Sul.

No dia 4 de abril, será realizado o BeefSummit Sul, em Porto Alegre/RS. O evento será organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O BeefSummit Sul vai reunir nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A expectativa é de um público de 400 pessoas, entre produtores e investidores, tornando o BeefSummit uma excelente oportunidade de gerar novos negócios.

No dia do evento, o BeefPoint irá homenagear as pessoas que fazem a diferença e têm paixão pela pecuária de corte no Sul do Brasil com o Prêmio BeefPoint Edição Sul. Há vários finalistas, em 13 categorias diferentes.

O público irá escolher através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor os indicados, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Conheça Sergio Renato Dias Barbieri, finalista na categoria Produtor – Destaque Qualidade de Carne.

Captura de Tela 2014-03-23 às 18.38.02

Sérgio Renato Dias Barbieri mora em Bagé/RS. É formado em Administração e é empresário no ramo de metalurgia e locação de equipamentos de elevação de carga. Também é pecuarista, e na fazenda Santa Prenda realiza as atividades de cria, engorda e genética, com a consequente venda de touros e ventres Braford.

199958_113618782129094_1101245550_n

BeefPoint: O que você implementou de diferente no quesito produtor – qualidade de carne, em sua propriedade, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Sul 2014?

Sérgio Barbieri: Precocidade, velocidade e ganho de peso com alto rendimento de carcaça e acabamento.

BeefPoint:  O que te traz mais resultados no seu sistema de produção de carne de qualidade? 

Sérgio Barbieri: Excluímos a recria do nosso sistema, ou seja desde o nascimento até o abate mantemos o máximo possível o ganho de peso para se ter um animal no “potencial” que queremos ou seja 18 a 24 meses de idade, com peso médio de 500 kg de peso vivo e carcaça de 265 kg.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Sérgio Barbieri: Várias vezes erramos e até hoje é constante os ajustes na taxa de lotação, a fim de aumentar índices reprodutivos e produtivos, pois um dos fatores que nos deixa a tomar decisões muitas vezes incertas, é com relação ao nosso clima.

BeefPoint: Em sua opinião quais as principais vantagens de se produzir carne de qualidade em nosso país?

Sérgio Barbieri: Um dos pontos fortes em se produzir um animal de qualidade é o valor agregado , visto que  ambos  os animais  – com ou sem qualidade  –  ocupam o mesmo lugar, consomem praticamente a mesma coisa e tem o mesmo custo operacional, porém com resultados totalmente diferentes.

BeefPoint: Qual o perfil deste animal que produz carne de qualidade?

Sérgio Barbieri: Você olha um novilho de 18 meses e diz que tem 30 meses!

BeefPoint: Em sua opinião quais os principais fatores interferem na produção de um animal que tenha carne de qualidade?

Sérgio Barbieri: Bem-estar animal, sanidade, suplementação mineral e forrageira de qualidade e em quantidade.

BeefPoint: Quais são os maiores desafios para quem trabalha com carne de qualidade?

Sérgio Barbieri: Manter uma genética acedente e colaboradores motivados dentro do sistema.

BeefPoint: O que é o mais importante para ter sucesso em produzir animais com carne de qualidade?

Sérgio Barbieri: Querer sempre mais, procurar aumentar cada vez mais os índices, conciliando o mesmo com o custo-benefício.

BeefPoint: Em relação a qualidade de carne, qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que precisamos inovar?

Sérgio Barbieri: As pessoas, independente da classes sociais, estão cada vez mais exigentes, com isso cortes nobres são elaborados e exigência por animais superiores em acabamento, precocidade e rendimento são automaticamente remunerados por programas de qualidade, a fim de fomentar este nicho de mercado.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2014, no quesito qualidade da carne? E por quê?

Sérgio Barbieri: Pretendemos começar a abater fêmeas no mesmo processo dos machos, pois dentro dos programas de bonificação para a raça Hereford e Braford, os valores assemelham-se e com o mesmo acabamento e ganho de peso.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro que produz animais diferenciados, com alta qualidade de carne, no Sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Sérgio Barbieri: Admiro todos os produtores de um modo geral, pois acredito que os exemplos, as ideias, os resultados, as conversa, os erros, os acertos e todos os comentários que ao longo dos anos vamos acumulando, servem como exemplo de pecuária para o futuro.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Sérgio Barbieri: Acredito que as palavras abaixo resumem toda a ação que deve ser executada para que este envolvimento seja otimizado:

  • Participação
  • Envolvimento
  • Divisão e designação de tarefas
  • Diálogo
  • Troca de aprendizados
  • Confiança

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Sérgio Barbieri: Estamos vivendo uma nova fase na agricultura e pecuária – com novos patamares de valores, assim um pouco de cautela e bom senso no otimismo nunca é demais para que não se tome decisões que no futuro possam nos trazer alguma preocupação maior.

Captura de Tela 2014-03-23 às 15.21.08

Confira outra entrevista de Sérgio Barbieri no BeefPoint:

Sérgio Barbieri: não adianta produzir, querer valor pelo produto, se na outra ponta o consumidor não estiver estimulado

Clique aqui e garanta sua inscrição para o BeefSummit Sul

Assista ao vídeo sobre o BeefSummit Sul

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress