Órgão de segurança simula propagação da aftosa nos EUA
18 de abril de 2001
Aftosa e vaca louca confundem consumidores dos Estados Unidos
20 de abril de 2001

Antílope pode ter transmitido vírus da vaca louca ao rebanho do Reino Unido

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, sugere que a doença da vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina – EEB) teria sido introduzida no Reino Unido por um antílope africano selvagem infectado.

A hipótese levantada pela pesquisa, chefiada por Roger Morris, acabaria com a suposição de que a enfermidade surgiu da introdução de proteínas animais na ração dos bovinos – que são herbívoros. O antílope foi importado pelo Reino Unido para um parque zoológico, mas seus ossos e carne acabaram por ser vendidos. Morris afirmou que a doença propagou-se pelos rebanhos britânicos por uma década, até que os veterinários e responsáveis sanitários reconhecessem essa ameaça.

A versão humana da doença da vaca louca, conhecida como Creuzfeldt Jakobs (CJD), já causou a morte de cerca de 100 pessoas no Reino Unido. O epidemiologista admite que, apesar de ainda não ser possível a criação de um antídoto, a pesquisa contribuirá para prevenir a repetição do fato.

O grupo de especialistas deverá publicar em breve essas descobertas, obtidas após 5 anos pesquisas. O estudo foi feito a pedido do Ministério de Agricultura britânico, e teve um custo de mais de US$600 mil.

fonte: El Observador e Folha de São Paulo, adaptado por Equipe MilkPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress