As exportações de carne bovina e de carne de vitelo da Austrália atingiram seu volume recorde em março, de 88,739 mil toneladas. Os dados divulgados pelo AFFA (Department of Agriculture, Fisheries & Forestry Australia) mostraram que as exportações do mês de março foram 17% maiores do que em fevereiro, e 9% maiores do que no mesmo período do ano 2000. As exportações totais de carne bovina e de carne de vitelo no último ano, até março de 2001 atingiram o volume de 217,331 mil toneladas, 14% a mais do que nos 12 meses anteriores.
O grande volume de exportação de carne bovina em março é resultado das exportações feitas ao Japão (34,763 mil toneladas), aos EUA (37,712 mil toneladas). Além desses países, a Austrália exportou carne para a União Européia (614 toneladas), Taiwan (2,523 mil toneladas), Coréia (3,095 mil toneladas) e Canadá (2,166 mil toneladas). Além disso, o desempenho da moeda australiana e a forte demanda pelo produto ajudaram a aumentar as exportações.
Carne bovina nas escolas do Japão
Os professores responsáveis pela nutrição dos alunos de escolas do Japão estão colocando carne australiana no menu das escolas, como uma opção saudável e saborosa para a alimentação das crianças.
A organização australiana Meat and Livestock Australia (MLA), juntamente com os Nutricionistas Escolares do Japão, lançaram recentemente o “Aussie Beef Recipe Competition”, em cerca de 9500 escolas japonesas. O concurso foi lançado para promover a criatividade no uso de carne nos lanches escolares.
Depois dos recentes esforços feitos na Austrália para promover os benefícios nutricionais da carne australiana no país, o MLA está agora globalizando esse conceito, utilizando-se de estratégias de marketing no Japão, incluindo nelas um forte componente relacionado à saúde e à nutrição.
“O concurso é parte de nossa estratégia no Japão, e a resposta tem sido positiva, com mais de 500 participantes”, disse Butler. O concurso consiste na criação de uma receita que use uma das quatro formas de consumo de carne bovina: carne moída, carne em cubos, fatiada e em tiras.
Segundo Butler, cerca de 15 mil toneladas de carne bovina chegam às escolas do Japão, 40% delas de origem australiana. O programa tinha o objetivo de mostrar aos japoneses que a carne bovina é um produto não somente muito bom e seguro, mas também, muito saboroso.
fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), por Equipe BeefPoint