Zona Livre de Aftosa abre mercado para os pecuaristas baianos
24 de janeiro de 2001
Exportações de carne da Austrália atingiram seu recorde em 2000
26 de janeiro de 2001

Barreiras em Uruguaiana provocam impasse

O jornal Zero Hora traz hoje uma reportagem de Mauro Maciel, que informa que os fiscais da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul mantiveram, ontem, a fiscalização sanitária dos veículos que cruzam pela aduana de Uruguaiana. Desde terça-feira, os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentam retirar a barreira do local, alegando que as equipes estaduais não têm a competência para atuar na aduana.

Ontem, os policiais voltaram a insistir na retirada da barreiras. Os técnicos estão a poucos metros do posto da aduana, em uma área da BR-290, cuja competência é da União. Mas, no momento em que os agentes rodoviários apareciam, a fiscalização era interrompida, e só retomada depois da saída dos patrulheiros.

O coordenador regional da secretaria na Fronteira Oeste, Fernando Quinteiro, disse que a orientação do secretário José Hermeto Hoffmann é de manter a vigilância sanitária na região até que seja confirmada a inexistência de novos focos de aftosa nas províncias argentinas de Entre Ríos e Corrientes. Na barreira de Uruguaiana, são apreendidos em média 25 produtos de origem vegetal e animal da Argentina por dia.

“A fiscalização tem o objetivo de proteger o rebanho gaúcho. Estamos realizando um trabalho que deveria estar sendo feito pelo Ministério da Agricultura. Não vamos sair”, disse Quinteiro.

O comando da PRF no município informou que os policiais estão cumprindo determinação da superintendência, que considera que os fiscais estaduais não têm a competência para inspecionar os automóveis na área federal e alega que o trabalho prejudica o tráfego de veículos.

Hoffmann e o secretário dos Transportes, Beto Albuquerque, estão negociando com o superintendente da PRF, Vanderlei Langer, o apoio à fiscalização. Vereadores e secretários municipais de Uruguaiana também redigiram uma documento de apoio.

Por Mauro Maciel, para Zero HoraRS, 25/01/01

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress