As exportações de carne da Austrália bateram seu recorde no ano 2000, graças à forte demanda global, ao amplo fornecimento e à baixa do dólar australiano.
Os envios do produto ao exterior cresceram 7,7%, ultrapassando o volume de 1,3 milhão de toneladas, de acordo com dados do Agriculture Forestry and Fisheries da Austrália.
As exportações de carne bovina aumentaram 4%. A forte demanda nos EUA e no Japão contribuíram bastante para esses valores recordes de exportação australianos, segundo Peter Weeks, gerente do Meat and Levestock Australia (MLA). As duas nações foram responsáveis por 75% das exportações de carne bovina e de vitelo em 2000, valor este comparado com 70% em 1999 e 66% em 1996, segundo Weeks.
A Austrália exportou 352 mil toneladas de carne bovina aos EUA, cerca de 21% mais que em 1999. Para o Japão, esse volume foi de 326 mil toneladas, cerca de 4% mais do que o máximo já exportado anteriormente. As importações do Japão tiveram esse grande aumento porque, segundo Weeks, a nação procurou comprar carne de bovinos jovens de alta qualidade.
As exportações australianas de carne de carneiro também bateram seu recorde em 2000, atingindo o volume de 112 mil toneladas, cerca de 25% maior que no ano de 1999. Apesar das restrições comerciais impostas pelos EUA à carne de carneiro da Austrália em julho de 1999, as exportações a esse país aumentaram atingindo o o volume de 25 mil toneladas, segundo o MLA.
fonte: Darcy Maulsby, AgWeb, por Equipe BeefPoint