O faturamento das exportações do setor de agronegócios brasileiros deverá se retrair em 2014 de acordo com índices calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. As informações dos últimos doze meses já mostram que a perda de divisas chegou a quase a 4,3% do faturamento do setor.
Segundo o Cepea, essa queda nas vendas externas do setor ocorre pela primeira vez desde o ápice da crise financeira mundial, que afetou o resultado de 2008. No entanto, naquela ocasião caiu apenas o volume e os preços se mantiveram em alta; agora, os dois itens recuaram.
Diante disso, o Cepea alerta que o faturamento do agronegócio em 2014 deve ficar um pouco abaixo do recorde obtido em 2013, ainda que não haja expectativas de quedas expressivas de preços até o fim de 2014.
Dados do Cepea mostram queda de quase 15% do volume embarcado e de 7,15% da receita (em dólares) em setembro comparativamente a setembro do ano passado. De janeiro a setembro de 2014, exportadores receberam US$ 77 bilhões, o que significa 2,5% a menos que no mesmo período de 2013.
O Cepea informou que, apesar da queda geral nas exportações do agro, alguns produtos mantiveram crescimento no volume exportado até setembro, incluindo a carne bovina. Em termos de preços externos, a carne bovina e suína, entre outros, também apresentaram aumento.
Fonte: Cepea, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.