‘Boi verde’ eleva qualidade da pecuária acreana
19 de junho de 2001
Europa propõe mudanças para controle de ração animal
19 de junho de 2001

Chile exige da Argentina maior controle sanitário

O governo do Chile anunciou que somente voltará a importar carnes da Argentina se o país intensificar o controle da febre aftosa. “Se a enfermidade não se consolidar naquele país, o Chile poderá retomar a compra de carnes argentinas”, disse Lorenzo Caballero, chefe do Serviço Agrícola-Pecuário do Chile.

A compra de carne argentina pelo Chile está suspensa desde março, interrompendo um comércio que, somente no ano 2000, gerou US$ 62,5 milhões. Na semana passada a Argentina pediu ao Chile que retirasse as restrições, utilizando como argumento um informe do Senasa (órgão encarregado pela sanidade animal), que descreveu as medidas adotadas pelo governo para combater a enfermidade.

Caballero informou que o Chile irá avaliar o pedido argentino. “Não há a menor dúvida de que a Argentina obterá resultados efetivos no futuro”, disse ele.

Ainda nesse contexto, a Argentina exigiu que o Chile colocasse em quarentena um grupo de 80 bovinos, que seriam exportados para Bariloche, alegando existir a possibilidade da presença de uma enfermidade chamada de Febre Q em território chileno.

fonte: AmbitoWeb, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.