O governo do Chile anunciou que somente voltará a importar carnes da Argentina se o país intensificar o controle da febre aftosa. “Se a enfermidade não se consolidar naquele país, o Chile poderá retomar a compra de carnes argentinas”, disse Lorenzo Caballero, chefe do Serviço Agrícola-Pecuário do Chile.
A compra de carne argentina pelo Chile está suspensa desde março, interrompendo um comércio que, somente no ano 2000, gerou US$ 62,5 milhões. Na semana passada a Argentina pediu ao Chile que retirasse as restrições, utilizando como argumento um informe do Senasa (órgão encarregado pela sanidade animal), que descreveu as medidas adotadas pelo governo para combater a enfermidade.
Caballero informou que o Chile irá avaliar o pedido argentino. “Não há a menor dúvida de que a Argentina obterá resultados efetivos no futuro”, disse ele.
Ainda nesse contexto, a Argentina exigiu que o Chile colocasse em quarentena um grupo de 80 bovinos, que seriam exportados para Bariloche, alegando existir a possibilidade da presença de uma enfermidade chamada de Febre Q em território chileno.
fonte: AmbitoWeb, adaptado por Equipe BeefPoint