Europa propõe mudanças para controle de ração animal
19 de junho de 2001
Governo do RS apresenta proposta para setor de carne
21 de junho de 2001

RS registra novo foco de aftosa

Um novo foco de febre aftosa foi identificado na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Com a descoberta, sobe para 22 o número de focos no Estado. Os 15 animais doentes serão sacrificados e incinerados nos próximos dias. Amostras de sangue foram recolhidas e seguem para o Laboratório de Patologia Animal (Lapa) de Recife.

O anúncio coincide com a visita de técnicos da União Européia à região contaminada. A missão visitou ontem as barreiras sanitárias da BR-158 entre Quaraí e Santana do Livramento e os frigoríficos Mercosul, de Bagé, e Extremo Sul, de Pelotas. No dia anterior conheceu os trabalhos de fiscalização e desinfecção de veículos e pessoas na ponte internacional de Uruguaiana, que liga o Brasil à Argentina, por Paso de los Libre.

A vistoria se encerra na sexta-feira e o grupo tem prazo de 15 dias para emitir um relatório preliminar. Assim que este chegar ao Ministério da Agricultura, o órgão tem 30 dias para emitir seu parecer, que será enviado novamente à União Européia.

Rio Grande é a cidade que apresenta maior número de focos e o menor número de animais sacrificados: 44 até agora. Em Santana do Livramento, onde houve apenas uma propriedade contaminada, o sacrifício atingiu 212 cabeças. Desde que a aftosa voltou aos campos do Rio Grande do Sul, no início de maio, 1.118 animais foram submetidas ao rifle sanitário.

fonte: Gazeta Mercantil (por Luiz Guimarães), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress