Segundo o reportado pelo jornal China Daily, a China começará a testar seu rebanho bovino para a doença da vaca louca, devido ao perigo de que animais ou rações importadas possam infectar o rebanho doméstico.
Apesar de não ter sido detectado nenhum caso de encefalopatia espongiforme bovina na China, centenas de vacas e bezerros, bem como as rações dos animais feitas com farinha de carne e osso importadas, serão testadas.
Segundo o reportado, nenhuma das 180 mil toneladas de farinha de carne e osso, nem tampouco as 500 vacas importadas nos primeiros meses do ano passado, foram provenientes de países da Europa.
Em 1990, a China proibiu as importações de bovinos e da maioria dos produtos derivados desses animais provenientes da Europa. Em 1 de janeiro, a China barrou a importação de farinha de carne e osso européia.
México: sem vaca louca
O Ministério da Agricultura do México está solicitando aos produtores o aumento das exportações de carne bovina, enfatizando que não há risco de contaminação do rebanho mexicano. Segundo Javier Usabiaga Arroyo, foram feitas averiguações em todos os pontos de entrada do país, e não foi detectada a presença da doença em território mexicano.
Outro oficial do Ministério da Agricultura do México disse que o país irá suspender as barreiras às importações de carne brasileira em 6 semanas.
fonte: Darcy Maulsby, AgWeb, por Equipe BeefPoint