Relação Cliente Consumidor
5 de janeiro de 2001
Austrália quer mais barreiras a produtos europeus
9 de janeiro de 2001

Circuito Pecuário Leste está livre da febre aftosa

O Circuito Pecuário Leste, mais Tocantins e as zonas tampão de Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul estarão livres da incidência de febre aftosa, com vacinação a partir desta quarta-feira. É o que informa uma reportagem de Ayr Aliski, publicada hoje na Gazeta Mercantil.

Entretanto, a reportagem informa que os pecuaristas de Mato Grosso do Sul terão de esperar até o dia 22 para poder cruzar as divisas do estado e vender animais em mercados considerados livres da doença. Isso devido a dois motivos: é preciso esperar que seja concluído o prazo de 24 meses desde o registro do último foco de aftosa no estado, ocorrido em janeiro de 1999. Também será necessário obter o sinal verde da Comissão Técnica Veterinária da Organização Internacional de Epizootias (OIE) em relação às ações desenvolvidos no estado.

Depois do dia 22, o ministério modificará a instrução normativa que trata do trânsito de animais de Mato Grosso do Sul e demais áreas tampão para áreas livres de aftosa. Há dois anos, quando foram detectados focos, o estado perdeu a chance de ser declarado livre de aftosa, sem vacinação, e passou à condição de zona tampão, com regras mais rígidas para a saída de animais.

Por Ayr Aliski, para Gazeta Mercantil, 08/01/01

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress