O consumo de carne bovina na União Européia (UE) continua declinando, devido principalmente à crise sanitária gerada pelo surgimento da doença da ‘vaca louca’, apesar dos leves sinais de recuperação nessa tendência, observados no início do ano.
Segundo Franz Fischler, membro do Conselho Rural da UE, o consumo de carne bovina está em torno de 10% mais baixo que os níveis anteriores ao mês de outubro de 2000, quando os primeiros casos da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, foram encontrados na Alemanha e na Espanha.
Inicialmente, o consumo de carne bovina no continente europeu apresentou uma queda de quase 30%. Porém, há dois meses, esse consumo começou a dar sinais de recuperação, período em que o consumo esteve cerca de 5 a 7% mais baixo do que antes do aparecimento da doença da ‘vaca louca’ na Europa. Fischler acha que o recente aparecimento do primeiro caso da doença na Grécia pode ter influenciado negativamente no consumo do produto no continente.
Além da redução no consumo, Fischler lembrou que a União Européia está com vários mercados, tradicionalmente de exportação de carne bovina, fechados, devido ao medo da disseminação da EEB.
fonte: AgWeb (por Darcy Maulsby), adaptado por Equipe BeefPoint