O BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.
Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso sempre realizamos o Prêmio BeefPoint.
A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.
A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.
Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.
Confira abaixo a entrevista com Paulo César de Carvalho, um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil na categoria – Produtor – Destaque Qualidade de Carne.
Paulo Carvalho, da Arca Agropecuária, nasceu no Rio de Janeiro. Em 2001, assumiu o gerenciamento das fazendas de pecuária da família e atualmente, trabalha com vendas de carnes com marca própria para o mercado local – Natural Beef.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?
Paulo Carvalho: A concentração de abates, legislação e impostos, e rentabilidade.
BeefPoint: O que o setor poderia e/ou deveria fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?
Paulo Carvalho: Investir na cria, melhorando o índice e diluindo os custos.
BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?
Paulo Carvalho: Colocar em prática junto a equipe um cronograma de trabalho e conseguir distribuir as responsabilidades, de forma a melhorar o sistema de gerenciamento.
A integração lavoura-pecuária que estamos colocando em prática foi outro salto de produtividade, algo que é impressionante, sendo que quem não começou deve tentar! Comece pequeno para aprender com os erros. Acho que a maior realização está sendo a comercialização de nossos produtos com a criação da Natural Beef. 2014 está prometendo ser uma ano muito especial para esse projeto!
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Paulo Carvalho: Os erros são importantes quando aprendemos com eles. O planejamento precisa ser detalhado e flexível, estamos focando em planejar detalhes operacionais, pois isto faz uma grande diferença no resultado final, caso você consiga programar melhor suas despesas e segurar seus custos.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Paulo Carvalho: A integração lavoura-pecuária.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?
Paulo Carvalho: Consolidar a área que já abrimos de integração lavoura-pecuária e a expansão da Natural Beef.
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Paulo Carvalho: Trazer eles para dentro da fazenda e mostrar o lado técnico e lucrativo que o setor possibilita. Precisamos cativar e manter essas pessoas, mostrando o que temos de melhor.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Paulo Carvalho: Aqui no Mato Grosso temos vários exemplos de pessoas praticando a pecuária do futuro, eu citaria o Rogério Peres – Fazenda Brasil, mesmo não conhecendo a fazenda posso dizer que eles desenvolvem um belo trabalho.
BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do Prêmio BeefPoint Brasil?
Paulo Carvalho: Podem ter se identificado com a minha história!
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?
Paulo Carvalho: Façam integração lavoura-pecuária! Olhem seus custos.
Confira algumas fotos: