O secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pedro de Camargo Neto, acredita que as exportações de carne bovina do Rio Grande do Sul para os Estados Unidos podem ser retomadas ainda neste ano. As vendas foram suspensas há alguns anos devido à existência, na ocasião, de febre aftosa no gado gaúcho.
O secretário, que assumiu o posto há cerca de um mês, reuniu-se no último fim de semana com a Secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Ann Veneman, em Québec. Camargo Neto e Veneman são amigos da época em que frequentaram juntos um centro de estudos sobre comércio internacional.
Camargo Neto disse que recebeu bons sinais por parte de Veneman sobre a retomada das exportações de carne bovina. O secretário deixou claro que, para a Alca, o Brasil quer negociar não apenas a redução, ou até eliminação, dos subsídios à produção para consumo doméstico, mas também para a exportação. ‘O objetivo da Alca não pode ser apenas abrir os mercados para os parceiros do bloco, mas os sócios não podem prejudicar uns aos outros em terceiros mercados’, diz Camargo Neto. Veneman respondeu que seu país quer negociar, mas ainda não avançou na questão.
(Por Cynthia Malta, para Gazeta Mercantil, 23/04/01)