Entendendo o florescimento dos capins
18 de maio de 2000
Perspectivas para o mercado mundial da carne no segundo semestre de 2000
2 de junho de 2000

Estratégias de manejo em gado de corte – estação de monta

Ed Hoffmann Madureira e Francisco Bonomi Barufi

No Brasil Central podem ser observadas duas estações bem definidas no decorrer do ano: a estação das águas e a da seca. Com isso, ocorre uma variação substancial dos níveis nutricionais das pastagens, uma vez que, com a falta de água que ocorre durante a estiagem, não há um bom desenvolvimento do capim, que apresenta assim baixos níveis nutricionais.

Como uma adaptação a estas condições, o bovino criado extensivamente acaba se tornando praticamente sazonal, uma vez que começa a ciclar apenas ao atingir uma melhor condição corporal, com o início das águas. Durante a seca, a partição dos nutrientes acaba excluindo a reprodução, e observa-se anestro em grande parte dos animais.

Com a implantação de uma estação de monta na propriedade, visa-se a intensificação dessa estacionalidade dos animais, com várias vantagens:

* A concentração dos nascimentos em poucos meses, possibilitando melhores cuidados com os bezerros. Além disso, os desmames também serão realizados num período determinado, facilitando o manejo.

* A concentração do período de reprodução, com um maior número de animais apresentando cio simultaneamente, viabilizando programas de inseminação artificial.

* Os nascimentos ocorrem no final do período da seca, e assim, registra-se uma menor quantidade de larvas de vermes nas pastagens, e moscas, que podem provocar bicheiras.

* Pode-se avaliar com facilidade o desempenho reprodutivo das vacas, através do diagnóstico de gestação, realizado sessenta dias após o final da estação de monta. Possibilita o descarte dos animais de baixa fertilidade, com melhor aproveitamento das pastagens na seca.

* É possível proceder uma avaliação das fêmeas (exames ginecológicos) e dos machos (exames andrológicos) na entrada da estação, estimando o seu desempenho e tomando decisões que convenham para maximizá-lo.

* Há um maior agrupamento etário dos bezerros e animais jovens, permitindo comparações entre eles para programas de seleção.

Em propriedades em que se utiliza a inseminação artificial, é possível trabalhar com essa técnica nos primeiros sessenta dias da estação de monta, destinando outros dois meses para o repasse com touros, em regime de cobertura natural.

Atualmente, há vários programas de controle farmacológico do ciclo estral com custo/benefício bastante favorável. As propriedades que já possuem uma estação de monta definida são as que mais se beneficiam destes programas.

0 Comments

  1. Irezê Moraes Ferreira disse:

    Excelente este artigo para os produtores da minha região, Mato Grosso, pois aqui temos muito bem definidas as 2 estações – período das águas e período da seca – e acho difícil explorar a pecuária de corte sem implantar uma estação de monta a qual trará todos os beneficiados elencados no referido artigo do Dr. Ed Hoffmann que tive o grande prazer de ter como professor do meu Curso de Pós-Graduação.

  2. VANIA REZENDE GONZALEZ DO VALLE BARBOSA disse:

    Gostei muito do artigo sobre estação de monta. Atualmente, a estação de monta acrescenta muito aos pecuaristas.

plugins premium WordPress