Reino Unido tem 1649 focos confirmados
28 de maio de 2001
Condição de ‘livre de aftosa com vacinação’ ao RS é incerta
30 de maio de 2001

Exame clínico constata novo foco em Rio Grande

Ontem à tarde foi constatada mais uma suspeita clínica de febre aftosa no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A propriedade possui 36 bovinos, e dez deles apresentam sinais clínicos de aftosa. Técnicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento colheram material para exame laboratorial, a ser enviado hoje para Recife.

Também ontem à tarde, a SAA recebeu a confirmação do resultado positivo para a presença do vírus tipo A da febre aftosa na Granja Firmina, onde foram identificados nove animais doentes de um plantel de 32 bovinos. Já o resultado laboratorial da Estância da Querência, onde três bovinos de um total de 67 apresentaram sinais clínicos de aftosa depende da realização de exames de célula, cujo resultado poderá demorar até oito dias. Quatro equipes estão trabalhando no rastreamento de 101 propriedades localizadas no raio de três quilômetros dos focos, localizados no Corredor do Senandes, na Praia do Cassino.

O Ministério da Agricultura confirma 14 focos de febre aftosa no Estado. Entre confirmações clínicas e laboratoriais, estão controlados os focos de Santana do Livramento, Barra do Quaraí, Dom Pedrito, Jari. Ontem à tarde foram examinados todos os 165 animais de uma das invernadas da Estância da Alvorada, em Quaraí, e não foi encontrado nenhum animal doente.

Hoje serão iniciados exames em aproximadamente 800 bovinos de duas invernadas. Nas áreas de foco já foram instaladas 27 barreiras sanitárias de desinfecção. Na fronteira com a Argentina estão instaladas quatro barreiras fixas e 16 móveis. Na fronteira com o Uruguai funcionam 21 barreiras sob a responsabilidade da SAA.

Os rebanhos gaúchos localizados nos 25 municípios da fronteira com o Uruguai e parte da Argentina já receberam 4,1 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa. No total, até ontem, chegaram ao o Rio Grande do Sul 18,165 milhões de vacinas. Na semana passada, 4,5 milhões de doses gratuitas foram destinadas aos agricultores familiares que se enquadram nos critérios do Pronaf. Estão disponíveis, ainda, 9,565 milhões de doses na rede privada. Até sábado, cerca de 70% do rebanho gaúcho, calculado em 13,5 milhões de cabeças, já havia sido vacinado.

Fórum

Acontece hoje, a partir das 14h, em Porto Alegre, a 15ª Reunião do Fórum Permanente de Monitoramento de Tempo e Clima, promovido pelo governo do Rio Grande do Sul. A reunião apresentará um quadro atual da febre aftosa no Rio Grande do Sul e nos países do Cone Sul. Meteorologistas, agrometeorologistas, engenheiros agrônomos e agricultores gaúchos discutirão também a relação das condições meteorológicas com a doença.

fonte: Larissa Rodrigues, para o BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress