Patrícia Menezes Santos, engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste
8 de novembro de 2005
Exames revelam que não há aftosa no Paraná
10 de novembro de 2005

Frigoríficos de MT têm perdas com a greve dos fiscais

Mais um baque às exportações de carnes bovinas brasileiras. Após as confirmações dos embargos internacionais por causa do surgimento da febre aftosa, chegou a vez dos fiscais federais agropecuários iniciarem movimento grevista. A exemplo do que acontece no país, em Mato Grosso os certificados para exportações de carnes não estão sendo expedidos e, com isso, os frigoríficos são obrigados a estocar o produto. Até ontem, segundo dia de paralisação, as estimativas eram de perdas de cerca de US$ 300 mil/dia.

O porta-voz do movimento em Mato Grosso, o fiscal federal agropecuário Joaquim Guimarães Botaro, confirmou que a adesão é de 100% dos 96 fiscais lotados no estado e que 25 frigoríficos matogrossenses dependem dos certificados para escoar produto destinado ao mercado externo. Os trabalhos de exportação nos portos também estão prejudicados e no de Cáceres (250 quilômetros de Cuiabá) estão paralisados.

O presidente do Sindicato dos Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Milton Belincanta, revelou que 100% das exportações estão prejudicadas pela greve. Todo produto está sendo estocado, mas ele alertou que só há espaço para armazenagem para três dias, ou seja, segunda, terça e hoje. “Vamos esperar pelos desdobramentos de hoje e já estamos avaliando a possibilidade de acionar a Justiça”, avisou.

A partir de hoje, o volume de abates deverá ser reduzido em cerca de 30% a 40% ao dia. Diariamente, são cerca de 18 mil animais que vão para o abate no estado.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress