Os frigoríficos paulistas fiscalizados pelo Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) poderão aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e comercializar seus produtos para todo o país, além do Estado de São Paulo.
Na última quinta (23/5), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), através do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), recebeu o despacho decisório do Departamento de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sobre a ampliação de escopo para atuação na área de abatedouro frigorífico.
Para João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e diretor do Cipoa, a conquista é resultado das melhorias e modernizações que vêm sendo implantadas na Defesa Agropecuária e no Sisp.
“Após a equivalência, nos faltavam alguns ajustes para inclusão no escopo do abate, para que pudéssemos incluir os frigoríficos. São estabelecimentos responsáveis por mais de 15 mil empregos diretos no Estado e pelo abastecimento de proteína em grandíssima quantidade e qualidade, com a carne bovina, suína, ovina e de aves para nossa população”, disse o diretor, em nota.
A equivalência do sistema estadual ao Sisbi foi reconhecida em portaria publicada em 18 de março pelo Mapa.
Os municípios onde se localizam os frigoríficos devem estabelecer convênio com o governo do Estado de São Paulo para atuarem na inspeção permanente desses frigoríficos.
Fonte: Globo Rural.