A conservação da cana-de-açúcar na forma de SACHARINA –parte2/3
23 de março de 2001
Forças Armadas farão fiscalização na fronteira com a Argentina
27 de março de 2001

Gado importado da Europa será abatido

O Ministério da Agricultura decidiu abater o gado importado da Europa como medida preventiva contra a vaca louca. Os bovinos importados da França e Alemanha, nas décadas de 80 e 90, pertencentes a 38 pecuaristas goianos, deverão ser sacrificados, incinerados e enterrados, sob a supervisão de um técnico da Agência Rural ou do Ministério da Agricultura.

De acordo com as normas de inspeção sanitária federal, os animais não podem ser abatidos nos frigoríficos, e a carne, ossos e couro também não podem ser usados para consumo humano ou ração animal. Os animais serão abatidos quando deixarem a fase reprodutiva. Os 38 pecuaristas goianos já foram comunicados oficialmente da determinação governamental, e o Ministério irá aguardar o chamado do proprietário do animal para fazer o sacrifício.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Leonardo Vilela, garante que os pecuaristas serão indenizados pelo governo federal, após a emissão do laudo a ser feito pelo técnico que acompanhar o sacrifício. O preço pago ao proprietário do animal será calculado de acordo com a cotação da arroba do boi no mercado goiano.

Todos os animais importados da Europa estão sendo rastreados, uma vez que o vírus da doença pode ficar incubado por até 20 anos. Das 303 reses importadas que chegaram a Goiás, 148 morreram por diversas causas: complicações de parto, doenças provocadas, carrapatos, picada de cobra, descarga elétrica, entre outros motivos. Outros 13 animais foram transferidos para São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Os 142 bovinos restantes estão distribuídos por 38 propriedades em Goiás, num raio de até 100 quilômetros de Goiânia.

fonte: O Popular, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress