O Estado de Goiás inicia hoje a venda de vacinas para a campanha contra a febre aftosa. Os produtores já podem adquirir as doses para imunizar seu rebanho em um dos 1.260 pontos de venda do Estado. No total, estima-se que 18,5 milhões de cabeças sejam imunizadas.
Goiás foi o único Estado do Centro-Oeste a antecipar a vacinação. Nos demais, a etapa começa no dia 1º de maio. Segundo o diretor de defesa agropecuária da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário, Hélio Lourêdo da Silva, a antecipação dará mais tempo ao produtor para imunizar o gado.
Os laboratórios garantem que o setor possui estoque suficiente para atender a demanda nacional. Ainda assim, Silva recomenda que o pecuarista vacine o gado o mais cedo possível, evitando problemas no final da etapa.
Todas as agências regionais passarão por uma avaliação, em meados de maio, para verificar o andamento da campanha. Silva explicou que, a partir desta avaliação, será possível identificar quais regionais necessitarão intensificar seu trabalho na campanha.
(Por Rejane Braz, para Gazeta Mercantil, 24/04/01)