A partir do próximo dia 23, os pecuaristas goianos já poderão comprar as doses para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começa mais cedo este ano. A antecipação é uma estratégia da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário para aumentar o índice vacinal do rebanho goiano. Com a decisão, os produtores ganham quase 40 dias para vacinarem o gado.
Na primeira etapa de 2000, o índice, antes da campanha arrastão, ficou em 98,14%. Já na segunda etapa, ocorrida em novembro e dezembro, o percentual caiu para 97,39%. A intenção da agência é superar o índice da etapa passada, chegando próximo aos 100% de cobertura do rebanho do estado, estimado em 18,5 milhões de cabeças.
As 20 regionais da agência, bem como os 228 escritórios locais, estarão realizando reuniões e palestras com os produtores para a prestação de informações técnicas. Mesmo com a antecipação da etapa, o abastecimento não deve ser afetado. O presidente da Associação Goiana dos Revendedores de Produtos Agropecuários, Gileno Andrade, diz que as lojas estão prontas para atender aos pecuaristas, mas ressalva que é bom não deixar a compra para última hora. “Fica problemático conseguir manter estoques altos até o final da campanha. Mas já vamos deixar claro que o preço não cairá nos últimos dias”, diz. Segundo ele, o preço da dose ainda não está definido, mas deve ficar entre R$ 0,70 e R$ 0,75.
(Por Rejane Braz, para Gazeta Mercantil, 05/04/01)