Europa propõe mudanças para controle de ração animal
19 de junho de 2001
Governo do RS apresenta proposta para setor de carne
21 de junho de 2001

Hong Kong suspende negócios com o Brasil

A entrada de carne suína brasileira na China está suspensa desde o início de junho. Com isso, as vendas para Hong Kong, que recebe a maior parte do produto com destino para a China, estão praticamente paralisadas.

As vendas para a China caracterizavam Hong Kong como o segundo maior importador do produto brasileiro – era o primeiro até a metade do ano passado, quando a Rússia tomou a dianteira. Com a decisão do governo chinês, o Porto de Hong Kong está com capacidade de armazenamento esgotada.

O diretor de exportações da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, Carlos Santana, afirma que as vendas para a China ocorrem há anos, apesar do país nunca ter firmado um acordo de compra com o Brasil. As restrições aumentaram em outubro de 1999, quando o Rio de Janeiro registrou foco da doença de newcastlle. Conforme informa Santana, o problema ressurgiu há dois meses, quando as vendas para aquele país começaram a cair até paralisarem há mais de duas semanas. A suspensão chinesa vale para carne de suínos, de aves e bovina.

A medida suspendeu negócios de quatro mil toneladas por mês. Entre janeiro e maio, Hong Kong comprou 20,1 mil toneladas de carne suína do Brasil. Santana calcula prejuízo de US$ 130 milhões por ano caso não haja acordo para o retorno das vendas de suínos.

fonte: Gazeta Mercantil (por Gladinston Silvestrini e Luciana Moglia), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress