O frigorífico Independência fará, no próximo dia três de agosto, o primeiro abate de bovinos orgânicos do País. O destino da carne dos 150 animais certificados pelo Instituto BioDinâmico (IBD) ainda não está definido. “Estamos em negociações. Provavelmente, o lote irá para a Europa onde há grande potencial de consumo”, afirmou o gerente comercial do Independência, José Luiz Mella.
O Independência possui 50 mil cabeças de gado em Nova Andradina (MS). Desse total, 6 mil animais estão em processo de conversão há cerca de dois anos. A expectativa é de que, até junho do próximo ano, seja alcançada a marca de 12 mil animais convertidos e, em 2003, 18 mil cabeças.
Jorge Vailati, gerente de certificação do IBD, acredita que o crescimento de produção de orgânicos no Brasil deve ocorrer mais rapidamente na cadeia de produtos animais, direcionados principalmente à exportação. “A procura por um produto saudável cresceu muito depois da ocorrência de doenças como a vaca louca”, disse. Atualmente, as exportações de produtos orgânicos brasileiros representa algo em torno de US$ 120 milhões anuais – 1% dos negócios no mundo.
fonte: Valor Online (por Érica Pólo), adaptado por Equipe BeefPoint