Silagem de gramíneas tropicais. Gramínea Estrela Roxa (Cynodon nlemfuensis Vanderyst)
27 de outubro de 2000
“Aftosas saudações”: as lições da febre aftosa
10 de novembro de 2000

Inventário Inicial. 5. Escritório

Caio Junqueira Filho

Nesta fase do Inventário Inicial, deixamos os levantamentos de campo e passamos para os levantamentos de escritório. É uma fase extremamente delicada do inventário, pois começamos a esmiuçar as contas da atividade. A seriedade no tratamento dos dados levantados é de suma importância. Muitos produtores deixam de contratar consultorias econômicas especializadas, com receio de abrir suas contas.

A primeira etapa do levantamento de escritório é o apontamento das Contas a Pagar, seguida das Contas a Receber e dos Recursos Disponíveis.

As Contas a Pagar, nesta radiografia do negócio agropecuário, são utilizadas para a execução da previsão orçamentária das despesas. Aqui estão explicitadas todas as dívidas como: Securitização, empréstimos bancários de custeio, investimento e capital de giro, FINAME, SUDAM, contas no comércio com prazo a vencer e demais contas a pagar, bem como o nome do credor, valor total do débito, valor da parcela a vencer na gestão atual e a finalidade de cada conta.

Levantamento de escritório

As contas a receber, são utilizadas juntamente com a análise do rebanho e previsão de vendas, para execução da previsão orçamentária das receitas, O orçamento Anual serve como um guia para planejamentos e projetos. Elaboramos o previsto depois comparamos com o realizado. O objetivo é fazer os dois ficarem muito próximos.

Os recursos disponíveis dão idéia do capital disponível, que aliado às contas a pagar e contas a receber demonstram a capacidade de investimento e o fluxo de caixa.

Na conjuntura atual, o fluxo de caixa estar sempre positivo é de suma importância, porque os juros sobre saldos devedores estão exorbitantes.

Os investimentos só devem ser feitos quando houver capital disponível e, sempre, com o objetivo de aumentar a rentabilidade. É bom lembrar que o custo de manutenção será sempre proporcional ao investimento realizado.

Para melhor gerenciamento da atividade, recomendamos que sempre sejam separadas as contas bancárias particulares ou de empresas, das contas utilizadas para a atividade agropecuária. Muitas vezes a propriedade diminui o rebanho para compensar os gastos dos proprietários, que não percebem como são grandes suas despesas. Outras vezes, a atividade é subvencionada por outro negócio, como por exemplo, um comércio ou indústria.

Estas contas compõem o Balanço Patrimonial, juntamente com as demais do Inventário.

Neste primeiro momento, como já dissemos, estamos fazendo uma radiografia do negócio agropecuário. Com o monitoramento mensal e fechamento da Gestão seguinte, poderemos ter o comparativo do inicial com o final. Desta forma poderemos analisar a Gestão efetuada.

Utilizamos para definir a importância do monitoramento econômico, a comparação entre “DADO ABSOLUTO” e “DADO REFERENCIAL”. Dado “absoluto” é aquele que traduz uma informação isolada, não inserida em um contexto de outras informações com as quais possa ser comparada. Esta informação não possui nenhum valor gerencial, pois não dá subsídio concreto para tomada de decisão segura. Dado “referencial” é um conjunto de dados que faz com que a informação seja inserida em um contexto. Por isso é de grande valor gerencial, trazendo subsídio concreto à tomada de decisão.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress