Patrícia Menezes Santos, engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste
8 de novembro de 2005
Exames revelam que não há aftosa no Paraná
10 de novembro de 2005

Laudo deve descartar aftosa no Paraná

O Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário), de Belém do Pará, deverá divulgar amanhã os resultados dos exames feitos nos materiais dos bovinos colhidos nas cidades onde há suspeita de febre aftosa. A informação foi confirmada ontem pela Secretaria da Agricultura do Paraná. Desde o dia 20 de outubro, o Paraná convive com os efeitos negativos da suspeita de que um surto de febre aftosa em quatro municípios – Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios.

Segundo o chefe do setor de virologia do Lanagro, Antônio Júlio Montenegro, todas as análises realizadas até segunda-feira deram resultado negativo para a presença do vírus causador da doença. Ontem ainda havia cerca de 30 lotes de material em análise e, por isso, uma conclusão definitiva só será possível na quinta-feira. O delegado federal do Mapa no Paraná, Valmir Kowalewski de Souza, adiantou que a expectativa é de que o laudo final descarte possibilidade de doença no estado.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Norberto Staviski), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Jucival Pereira de Sá disse:

    As medidas tomadas pelo Paraná foram corretas para tentar “segurar” o vírus, caso os animais suspeitos tivessem a doença, e para que isso não se alastrasse por todo o Paraná.

    O único erro, se houve erro, foi a forma como foi divulgado o caso, com tanto alarde. Devíamos ter feito o que fez São Paulo, interditou as propriedades suspeitas, avaliou, fez os exames, e, não contatando a doença, divulgou que não havia.

    O Paraná está a 20 dias tendo prejuízos, e quem perde com isso é o produtor, o estado e o pais. Temos que ser mais cuidadosos com as informações, porém sem relaxar a vigilância, a transparência e a seriedade.

plugins premium WordPress