Ministério libera importação de sêmen de países com registros de ‘vaca louca’
19 de julho de 2001
EU estudará retirada do embargo à carne gaúcha em setembro
23 de julho de 2001

Mesmo com indefinições, Expointer está confirmada

Está confirmada a Expointer 2001 – maior exposição agropecuária da América Latina – que acontecerá entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, a qual é tradicionalmente realizada uma vez ao ano, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Embora esse ano a feira esteja com um caráter mais doméstico do que internacional, os pecuaristas estão satisfeitos com sua realização, resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há meses.

A mostra, porém, terá baixas importantes. Segundo o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura, Celso dos Anjos, as cabanhas tradicionais poderão não estar em Esteio porque estão localizadas a poucos quilômetros dos focos de aftosa. As propriedades localizadas num raio de 25 quilômetros dos focos – a chamada zona-tampão – não poderão levar seus animais a Esteio. Segundo Anjos, nenhum animal do município de Rio Grande – onde foram registrados 18 focos de aftosa – poderá comparecer à Expointer.

Porém, a informação ainda não chegou ao proprietário da Cabanha Azul, João Vieira de Macedo Neto, que participa da mostra há quase 40 anos e inscreveu 25 exemplares das raças aberdeen angus, red angus, hereford e devon. A Cabanha Azul está distante sete quilômetros da Fazenda Cerro Velho, em Quaraí, onde foram descobertos casos da enfermidade. A saída da cabanha por Quaraí está interditada, e os proprietários adotam estruturas de desinfecção. “Estamos nos preparando. Por enquanto, não nos avisaram de nada. Se não formos à Expointer devido à alguma proibição, o prejuízo será grande”, disse Macedo Neto.

Outra tradicional participante da Expointer, a Estância Sá Brito, de Alegrete, também não sabe se estará em Esteio. Participante do evento desde 1956, a propriedade é lindeira da Agropecuária Combate, onde foram mortos mais de 200 animais infectados com aftosa. Quem está fora da zona-tampão, prepara os animais. O casal Fernando e Ana Bonotto, da ABN Agropecuária, vê na Expointer a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano na cabanha de Santiago, onde a transferência de embriões é o carro-chefe.

fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress