Luciano de Andrade – Importância da cria na qualidade da carne
7 de março de 2001
Oriente Médio supera UE em carne
9 de março de 2001

Missão convida Friboi a estabelecer-se nos EUA

A direção do frigorífico Friboi recebeu convite para instalar uma unidade industrial em Ohio, no Estados Unidos. A proposta foi feita pelo secretário da Agricultura daquele Estado, Fred Dalley, que integra a missão de empresários, técnicos e autoridades dos Estados Unidos que se encontra em Goiás, desde terça-feira. O grupo vem visitando agroindústrias e propriedades rurais pelo interior do Estado, para conhecer as potencialidades da agropecuária local e as condições sanitárias do rebanho bovino goiano. É o que informa reportagem de Edimilson de Souza Lima, publicada hoje no jornal O Popular.

O secretário da Agricultura de Goiás, Leonardo Vilela, que vem acompanhando o grupo, como representante do governador Marconi Perillo, diz que a visita é ainda de prospecção empresarial, mas que pode resultar, a médio e a longo prazo, na concretização de vários investimentos importantes no Estado. Ontem, a missão esteve na fazenda Califórnia (Anicuns), de propriedade dos irmãos Sebastião e Romão Flores, onde conheceu de perto o sistema de criação e engorda de boi a pasto. “Deu para sentir que ficaram muito bem impressionados com o gado criado com alimentação exclusivamente natural”, diz Leonardo Vilela.

A comitiva chegou ao Brasil, no início da semana, liderada pelo próprio governador de Ohio, Bob Taft, que, entretanto, teve de antecipar seu retorno aos Estados Unidos. De acordo com o secretário da Agricultura de Goiás, o grupo ainda visitará fazenda de produção de leite e de gado de corte, só devendo retornar aos Estados Unidos no sábado. Segundo ele, além da perspectiva de futuras transações comerciais, a vinda da missão a Goiás tem a importância de divulgar para um país com forte liderança no mundo a qualidade da carne brasileira e a eficiência dos controles sanitários do rebanho nacional.

Para Leonardo Vilela, o próprio convite para a instalação de uma unidade do Friboi nos Estados Unidos dá uma idéia do conceito que os visitantes estão formando, tanto em relação ao gado de corte goiano quanto à capacidade da indústria frigorífica do Estado. Segundo ele, a proposta inclui facilidades para financiamento do projeto e recebeu da direção do Friboi a promessa de que será estudada com o devido interesse.

O secretário da Agricultura de Ohio, que também é presidente do Conselho de Secretários de Agricultura do Estados Unidos, oficializou convite ao governador Marconi Perillo para que missão goiana semelhante visite seu Estado em agosto próximo.

(Por Edimilson de Souza Lima, para O Popular/GO, 08/03/01)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress