A missão da União Européia, que esteve ontem em Porto Alegre para conhecer o conjunto de medida que os governos estadual e federal tomaram para combater o foco de aftosa de Jóia, percorrem hoje a região atingida para conferir também na prática as ações de defesa, segundo reportagem de Luiz Guimarães, publicada hoje na Gazeta Mercantil. Franz Karcher, da Alemanha, Gary Hoban da Irlanda, e José Lunes, da Espanha, “perguntaram muito e falaram pouco”, diz o delegado do Ministério da Agricultura, Odalniro Dutra.
A missão acompanhou um audiovisual sobre o esforço de combate, a metodologia utilizada e os resultados obtidos até agora. No interior do estado, os técnicos vão vistoriar propriedades e inspetorias veterinárias. Quinta-feira seguem para o Uruguai, que também conviveu com a volta da aftosa, no departamento de Artigas, na fronteira com o Rio Grande do Sul.
Antes de deixar o Brasil, a missão vai entregar um relatório preliminar à delegacia do Ministério da Agricultura, mas o documento conclusivo só será conhecido depois de submetido às autoridades européias.
O secretário da Agricultura do RS, José Hermeto Hoffmann, manifestou apreensão em relação à transferência da visita que técnicos do Ministério da Agricultura fariam a Argentina, de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, para inspecionar as províncias de Formosa e Entre Rios, suspeitas de contaminação pelo vírus da aftosa. “Enquanto a situação sanitária da Argentina não estiver oficialmente esclarecida, o governo gaúcho manterá as barreiras sanitárias de desinfecção montadas em oito portões de entrada na fronteira com o Rio Grande do Sul”, disse o secretário.
Por Luiz Guimarães, para Gazeta Mercantil, 23/01/01