Embrapa usa internet para pesquisar consumo de carne
22 de janeiro de 2001
Proposta do USDA beneficia produtores de carne dos EUA
24 de janeiro de 2001

Missão européia avalia no Sul combate à aftosa

A missão da União Européia, que esteve ontem em Porto Alegre para conhecer o conjunto de medida que os governos estadual e federal tomaram para combater o foco de aftosa de Jóia, percorrem hoje a região atingida para conferir também na prática as ações de defesa, segundo reportagem de Luiz Guimarães, publicada hoje na Gazeta Mercantil. Franz Karcher, da Alemanha, Gary Hoban da Irlanda, e José Lunes, da Espanha, “perguntaram muito e falaram pouco”, diz o delegado do Ministério da Agricultura, Odalniro Dutra.

A missão acompanhou um audiovisual sobre o esforço de combate, a metodologia utilizada e os resultados obtidos até agora. No interior do estado, os técnicos vão vistoriar propriedades e inspetorias veterinárias. Quinta-feira seguem para o Uruguai, que também conviveu com a volta da aftosa, no departamento de Artigas, na fronteira com o Rio Grande do Sul.

Antes de deixar o Brasil, a missão vai entregar um relatório preliminar à delegacia do Ministério da Agricultura, mas o documento conclusivo só será conhecido depois de submetido às autoridades européias.

O secretário da Agricultura do RS, José Hermeto Hoffmann, manifestou apreensão em relação à transferência da visita que técnicos do Ministério da Agricultura fariam a Argentina, de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, para inspecionar as províncias de Formosa e Entre Rios, suspeitas de contaminação pelo vírus da aftosa. “Enquanto a situação sanitária da Argentina não estiver oficialmente esclarecida, o governo gaúcho manterá as barreiras sanitárias de desinfecção montadas em oito portões de entrada na fronteira com o Rio Grande do Sul”, disse o secretário.

Por Luiz Guimarães, para Gazeta Mercantil, 23/01/01

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress