Canadá pode suspender embargo de carne da UE em 15 dias
15 de março de 2001
Aeroporto faz controle contra aftosa
19 de março de 2001

Monitoramento do Trabalho

A atividade agropecuária é caracterizada por variações na demanda por serviços. Ocorrem épocas em que a quantidade demandada é superior ao efetivo. É o caso das vacinações, castrações, inseminações e etc.. Outras épocas o efetivo fica ocioso.

A elaboração da distribuição anual da mão de obra requer o conhecimento, mesmo que estimado, da necessidade dela ao longo do ano.

O planejamento anual visa o estudo da distribuição da mão de obra, determinando os pontos de estrangulamento com antecedência, evitando atropelos de última hora.

Uma das grandes deficiências na gestão das propriedades rurais, principalmente na pecuária, é o acompanhamento diário do serviço executado, através do livro de ponto.

Ferramenta obrigatória nas empresas, o livro de ponto esclarece dúvidas de serviços, aponta horas extras, dias extras, horas noturnas, folgas, férias, faltas e todas as demais relações do funcionário com o serviço. Torna-se elemento básico na formulação do orçamento previsto de mão de obra, pois através da análise dos serviços executados no passado, podemos prever a necessidade deles no futuro com razoável grau de acerto.

A Central do Cálculo elaborou um formulário simples para ser usado nas propriedades rurais, facilitando a obtenção de dados de serviços executados tanto por mão de obra fixa como temporária. É composto por fichas mensais individualizadas por funcionário.

Explicitar os serviços executados, atestados com a assinatura do funcionário, torna o relacionamento patrão, empregado, claro. As dúvidas podem ser esclarecidas no ato dos acontecimentos, pois a assinatura do livro de ponto é diária, evitando esquecimentos.

O livro de ponto assinado é uma segurança para funcionários e patrões. As anotações contidas refletem os trabalhos efetivamente realizados, gerando o pagamento justo do serviço executado.

Por outro lado, em ações trabalhistas, o livro de ponto assinado serve como prova do trabalho realizado, evitando excessos, como às vezes ainda acontecem.

Com a evolução das relações de trabalho, funcionários e patrões passam a ter igualmente direitos e deveres, que devem ser observados e cumpridos. A clareza, para ambas as partes, destes direitos e deveres é que tornarão o relacionamento mutuo confiável e duradouro.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress