RS faz nova reunião para discutir a vacinação do rebanho
10 de abril de 2001
Novo foco na Argentina une os gaúchos
12 de abril de 2001

MT vacinará 8 milhões de reses

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) calcula que na campanha de vacinação antiaftosa de maio sejam vacinados 8 milhões de animais. Este é o rebanho estimado na faixa etária de zero a dois anos, cuja imunização é obrigatória nesta etapa. Em novembro, quando serão vacinados os animais de todas as idades, a estimativa é que a imunização atinja quase 19 milhões de reses.

O lançamento oficial da campanha será no dia 1º de maio na Fazendas Reunidas Teles Pires, em Nova Canaã do Norte, 555 km ao Norte de Cuiabá. Em função do aumento da demanda do mercado por vacina, a recomendação do Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa/MT) é que os pecuaristas procurem vacinar logo no início do mês para não correr risco de ficar sem o produto. A procura por vacina aumentou nestes primeiros meses do ano, grande parte devido às compras feitas pela Bolívia e pelo Paraguai.

No próximo mês, a Organização Internacional de Epizootias (OIE) pode reconhecer os circuitos pecuários leste e oeste, do qual Mato Grosso faz parte, como área livre da aftosa, com vacinação. As fiscalizações volantes estão sendo intensificadas nas divisas com estados da região Norte, onde ainda há problemas com a aftosa. Além disso, o Estado tem se envolvido diretamente no combate à doença fora de seu território, como na Ilha do Bananal e na Bolívia, para aumentar a proteção.

(Por Francisca Medeiros, para Gazeta Mercantil, 11/04/01)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress