Quais são as carnes mais consumidas no Brasil? Veja lista
3 de julho de 2024
Preço do boi gordo se mantém firme
4 de julho de 2024

O que faz a carne bovina do Brasil ser apreciada? Um teste às cegas revelou

Foto: Divulgação/VPJ Alimentos

O Brasil é destaque internacional quando o assunto é a carne bovina. Além de ser o líder do ranking mundial de exportação, enviando o produto a 159 países, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), também se sobressai nos cortes que chegam à mesa dos consumidores.

No fim de junho, o Ribeye Steak Angus, peça do lombo bovino produzida pela VPJ Alimentos, recebeu nota máxima no Superior Taste Award 2024, evento realizado nos Emirados Árabes Unidos com a participação de 100 chefs renomados.

Na avaliação feita às cegas, o corte brasileiro, também conhecido como bife ancho, filé de costela ou entrecôte, e usado, principalmente, para churrascos, alcançou 91,5%. No sabor, a pontuação foi 95,2%, enquanto a textura recebeu 96,5%.

Junto com esses quesitos, primeira impressão, visão e cheiro também estiveram em teste. “Simplesmente, são os atributos que mais prezamos nos cortes VPJ em decorrência de toda seleção genética e critérios de qualidade adotados para chegar a uma carne altamente marmorizada e suculenta, o que influencia diretamente no sabor e na maciez”, comemora Valdomiro Poliselli Júnior, proprietário da empresa.

Foto: Divulgação/VPJ Alimentos

O prêmio

O Superior Taste Award é concedido pelo International Taste Institute desde 2005. Neste ano, foram avaliados mais de 2,6 mil produtos, entre alimentos e bebidas.

Gabriel Biscay (2 estrelas Michelin), Michael Vanderhaeghe (2 estrelas Michelin) e Bernard Vaussion (chef de cozinha do Presidente da França, Emmanuel Macron) foram os jurados mais conhecidos e que apreciaram o Ribeye Steak Angus.

Laurent van Wassenhove, diretor-geral do International Taste Institute, destaca a importância de investir na qualidade para se diferenciar no mercado alimentício.

“Comer tem a ver com prazer e sensação de bem-estar. Se você conseguir criar uma experiência gastronômica agradável, manterá sua base de clientes”.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress