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Objetivos e metas da empresa rural

Tenho falado muito nesta seção que o produtor rural deve se profissionalizar tornando-se um empresário rural e transformar sua fazenda numa empresa. Como produtor rural sinto que devemos encarar nossa atividade como uma opção de investimento e, para tanto, devemos nos transformar em investidores.

Esquema

Esta ilustração mostra o produtor rural como investidor, disponibilizando seu capital para ser transformado em recursos, que utilizados pela empresa rural gerem produtos, que convertidos em moeda possam remunerar o capital investido.

O ponto de partida é a determinação dos objetivos propostos para cada atividade a ser desenvolvida, e assim para empresa rural como um todo.

A determinação dos objetivos está intimamente ligada ao conhecimento profundo da empresa, com seus recursos físicos; recursos humanos; recursos financeiros e recursos mercadológicos, podendo assim, conhecer sua vocação, determinando seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Também é necessário o conhecimento do ambiente onde a empresa está inserida, com seus aspectos tecnológicos; econômicos; políticos; sociais; ambientais,etc., analisando suas oportunidades e ameaças.

A empresa rural é formada por um grupo de pessoas com crenças, valores e interesses diferentes. Os objetivos nortearão todas as pessoas envolvidas num mesmo sentido, direcionando seus esforços para um determinado resultado, criando a razão do trabalho para a realização de determinada tarefa.

Segundo Drucker (1954), os objetivos nunca devem estar relacionados somente à obtenção de lucro, mas sim, devem ser estabelecidos pelo menos em oito áreas:

* Posição de mercado;
* Inovação;
* Lucratividade;
* Produtividade;
* Níveis de recursos;
* Desempenho e desenvolvimento do administrador;
* Desempenho e atitude do empregado;
* Responsabilidade social;
* Responsabilidade ambiental.

Os objetivos estão classificados em:

* Objetivos de curto prazo: tendem a ser mais específicos em relação a quem executa, o que executa e quando executa;

* Objetivos de longo prazo: apenas sinalizam para onde a empresa deve rumar.

Também podem ser classificados em específicos e gerais. Os gerais são aqueles definidos pelo nível estratégico da empresa e dizem respeito à empresa como um todo. Geralmente as empresas apresentam como objetivos gerais o lucro, a sobrevivência, o crescimento e o prestígio.

A obtenção de lucro é condição básica, devendo ser perseguida por qualquer empresa, mesmo em condições desfavoráveis, comuns à agropecuária brasileira.

A sobrevivência deve ser uma preocupação constante, com ou sem lucro, pois envolve a segurança das pessoas que trabalham na empresa e sua manutenção no mercado, propiciando a obtenção de lucro.

O crescimento está associado à lucratividade e segurança, sendo um objetivo importante para as pessoas que atuam na empresa.

O prestígio esta relacionado à imagem da empresa e ao reconhecimento da capacidade das pessoas ou grupos que a constituem.

Conhecida a realidade da empresa, definidos os objetivos, a próxima etapa é definir as metas para que os objetivos sejam alcançados.

Meta é a quantificação do objetivo específico no tempo. Como exemplo podemos citar o objetivo de uma determinada empresa rural, que atua na atividade de pecuária de corte, em abater 1000 bois gordos por ano. A meta para atingir seus objetivos será obter um ganho de peso médio diário de 500 gramas por boi/dia ao longo do ano.

O estabelecimento dos objetivos e das metas organizacionais deve contar com a participação efetiva de todas as pessoas envolvidas com a empresa. Essa participação leva os trabalhadores a se comprometerem mais com a realização dos objetivos e das metas propostas e este comprometimento é proporcional ao seu envolvimento.

Fonte: SETTE, R.S. Estratégia Empresarial, Lavras: UFLA/FAEPE, 1998

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