Tenho falado muito nesta seção que o produtor rural deve se profissionalizar tornando-se um empresário rural e transformar sua fazenda numa empresa. Como produtor rural sinto que devemos encarar nossa atividade como uma opção de investimento e, para tanto, devemos nos transformar em investidores.
Esta ilustração mostra o produtor rural como investidor, disponibilizando seu capital para ser transformado em recursos, que utilizados pela empresa rural gerem produtos, que convertidos em moeda possam remunerar o capital investido.
O ponto de partida é a determinação dos objetivos propostos para cada atividade a ser desenvolvida, e assim para empresa rural como um todo.
A determinação dos objetivos está intimamente ligada ao conhecimento profundo da empresa, com seus recursos físicos; recursos humanos; recursos financeiros e recursos mercadológicos, podendo assim, conhecer sua vocação, determinando seus pontos fortes e seus pontos fracos.
Também é necessário o conhecimento do ambiente onde a empresa está inserida, com seus aspectos tecnológicos; econômicos; políticos; sociais; ambientais,etc., analisando suas oportunidades e ameaças.
A empresa rural é formada por um grupo de pessoas com crenças, valores e interesses diferentes. Os objetivos nortearão todas as pessoas envolvidas num mesmo sentido, direcionando seus esforços para um determinado resultado, criando a razão do trabalho para a realização de determinada tarefa.
Segundo Drucker (1954), os objetivos nunca devem estar relacionados somente à obtenção de lucro, mas sim, devem ser estabelecidos pelo menos em oito áreas:
* Posição de mercado;
* Inovação;
* Lucratividade;
* Produtividade;
* Níveis de recursos;
* Desempenho e desenvolvimento do administrador;
* Desempenho e atitude do empregado;
* Responsabilidade social;
* Responsabilidade ambiental.
Os objetivos estão classificados em:
* Objetivos de curto prazo: tendem a ser mais específicos em relação a quem executa, o que executa e quando executa;
* Objetivos de longo prazo: apenas sinalizam para onde a empresa deve rumar.
Também podem ser classificados em específicos e gerais. Os gerais são aqueles definidos pelo nível estratégico da empresa e dizem respeito à empresa como um todo. Geralmente as empresas apresentam como objetivos gerais o lucro, a sobrevivência, o crescimento e o prestígio.
A obtenção de lucro é condição básica, devendo ser perseguida por qualquer empresa, mesmo em condições desfavoráveis, comuns à agropecuária brasileira.
A sobrevivência deve ser uma preocupação constante, com ou sem lucro, pois envolve a segurança das pessoas que trabalham na empresa e sua manutenção no mercado, propiciando a obtenção de lucro.
O crescimento está associado à lucratividade e segurança, sendo um objetivo importante para as pessoas que atuam na empresa.
O prestígio esta relacionado à imagem da empresa e ao reconhecimento da capacidade das pessoas ou grupos que a constituem.
Conhecida a realidade da empresa, definidos os objetivos, a próxima etapa é definir as metas para que os objetivos sejam alcançados.
Meta é a quantificação do objetivo específico no tempo. Como exemplo podemos citar o objetivo de uma determinada empresa rural, que atua na atividade de pecuária de corte, em abater 1000 bois gordos por ano. A meta para atingir seus objetivos será obter um ganho de peso médio diário de 500 gramas por boi/dia ao longo do ano.
O estabelecimento dos objetivos e das metas organizacionais deve contar com a participação efetiva de todas as pessoas envolvidas com a empresa. Essa participação leva os trabalhadores a se comprometerem mais com a realização dos objetivos e das metas propostas e este comprometimento é proporcional ao seu envolvimento.
Fonte: SETTE, R.S. Estratégia Empresarial, Lavras: UFLA/FAEPE, 1998