A Organização Internacional de Epizootias (OIE) irá analisar a solicitação do Brasil para que o Circuito Pecuário Leste seja reconhecido como área livre da aftosa com vacinação, segundo informou o coordenador de programas sanitários do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza. Governo e pecuaristas estão otimistas, uma vez que o comitê veterinário do OIE (que analisa tecnicamente a proposta) já se manifestou favoravelmente à solicitação.
O Circuito Pecuário Leste é formado pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, parte leste de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Tocantins, mais as zonas tampão de Mato Grosso, Goiás e São Paulo.
O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da Confederação Nacional da Agricultura, Antenor Nogueira, disse que a certificação ao Circuito Leste ampliará consideravelmente o potencial exportador do Brasil no segmento de carnes. “São mais 53 milhões de cabeças de gado que se integram às 63 milhões de cabeças do Circuito Centro-Oeste, que já obteve esse título em maio do ano passado”, informou.
fonte: O Estado de São Paulo (por Gecy Belmonte), adaptado por Equipe BeefPoint