O Paraguai pretende tentar obter a Cota Hilton para exportar carne à Europa, segundo informou o ministro da Agricultura e Pecuária paraguaio, Enrique García de Zúñiga.
Os contatos com os representantes da União Européia começarão na metade de março, coincidindo com a celebração do décimo aniversário da criação do tratado Mercosul.
O Paraguai não deixa de exportar carne para a Europa, mas exporta sem os benefícios de diminuição das tarifas e de preços preferenciais, determinada por essa cota aos países produtores.
A Cota Hilton é um prêmio que a UE oferece aos países que exportam seus melhores cortes de carnes. O Paraguai iniciou sua tentativa de fazer parte da cota Hilton em 1995, na mesma época da aparição do mal da vaca louca, que reduziu em 40% o consumo de carne na Europa. O governo paraguaio deseja que a cota seja equivalente a um volume de 2 mil toneladas. A população bovina no Paraguai creceu 0,9% em 2000, equivalente a pouco mais de 9 milhões de cabeças. A carne é o terceiro produto de exportação em importância do país, depois da soja e do algodão.
fonte: Ambito Financiero, por Equipe BeefPoint