Paradigmas
12 de abril de 2001
Argentina inicia boicote a produtos da União Européia
17 de abril de 2001

Paraná prepara campanha para vacinar 100% do rebanho

A Secretaria da Agricultura do Paraná inicia, no dia 1º de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Até lá, a preocupação é formar multiplicadores de informação que ajudem a realizar a meta de vacinar 100% do rebanho bovino e bubalino.

“É necessária a participação de todos os criadores, grandes ou pequenos. De pouco vale o esforço do governo estadual de manter barreiras na divisa com a Argentina se ficar um animal do Paraná sem vacinar”, destaca o secretário da Agricultura, Antônio Poloni.

O Paraná tinha, no ano passado, 9,5 milhões de cabeças de gado bovino – o sétimo maior rebanho do Brasil – e 93 mil búfalos. O índice de vacinação atingido na ocasião foi de 98,5%. Para fazer com que os pecuaristas vacinem seus animais, a Secretaria da Agricultura aposta no envolvimento comunitário, com a realização de seminários e até com abordagens nas escolas onde estudam os trabalhadores rurais e seus filhos.

Os seminários farão parte do “Fórum Paraná sem Aftosa: Compromisso de Todos”, que acontecerá de 23 a 26 de abril e reunirá participantes de todo o Estado. Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Umuarama, Guarapuava, Campo Mourão e Paranavaí serão sedes dos encontros.

Cerca de 200 salas de aula de 4.ª série do Ensino Fundamental até turmas de Ensino Médio em Cerro Azul, Doutor Ulysses e Adrianópolis devem ser visitadas, de acordo com o médico veterinário Ademar Golinelli. “Isso vai nos ajudar a melhorar a nossa cobertura vacinal, que hoje já é de 97%”, disse o técnico.

fonte: Paraná Online, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress