A Perdigão Agroindustrial S.A assumiu o controle total do frigorífico Batávia S.A na última sexta-feira. A empresa, que já tinha 51% do capital do frigorífico, comprou os 49% restantes por US$ 11 milhões. A Batávia era controlada pela Parmalat, pela Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda. e pela Cooperativa Central Agromilk. É o que informa reportagem de Alda do Amaral Rocha, publicada hoje no Valor Online.
Com a incorporação do frigorífico Batávia, localizado em Carambeí (PR), a Perdigão espera ter ganhos operacionais.
O diretor de relações institucionais da empresa, Ricardo Menezes, explica que com o controle total do frigorífico será possível integrar as operações logísticas, o que significa reduzir custos. Havia limitações para isso quando a Perdigão dividia o controle com outros sócios.
Além disso, a Perdigão vai investir na duplicação da capacidade de abate de perus na Batávia, que hoje é de 10 mil perus/dia.
Quando a Perdigão adquiriu os 51% da Batávia, em abril de 2000, por R$ 20 milhões, ficou definido na negociação que ela tinha preferência para comprar o restante das ações do frigorífico.
Além de produzir perus, frango e suínos com a marca Batavo, a Batávia fornece matéria-prima para Perdigão produzir industrializados de sua linha light.
(Por Alda do Amaral Rocha, para Valor Online, 19/03/01)