Embrapa lança pesquisa sobre neosporose
16 de maio de 2001
Projeto de lei argentino criará instituto para promover a carne
18 de maio de 2001

Pesquisas britânicas prevêem nova epidemia de EEB humana

Cientistas britânicos estão aumentando suas estimativas para uma futura epidemia da versão humana da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da vaca louca. Novas pesquisas indicam que o período de incubação da doença pode estar ligado a fatores genéticos individuais.

A pesquisa sugere que muitas pessoas podem estar infectadas com o agente causador dessa doença, embora ainda seja cedo para estimar quantas poderão vir a desenvolver a nova variante da doença de Creutzfeldt Jakob (nvCJD). A nvCJD foi inicialmente identificada em abril de 1996, quando alguns cientistas relataram 10 casos de pessoas (16 a 39 anos de idade) com sintomas semelhantes ao CJD. As características dessa doença são demência e movimentos frenéticos involuntários. A diferença entre a CJD e a nvCJD é que, além da presença de encefalopatia espongiforme nas células do cérebro, há a presença de plaquetas ao redor das lesões. (veja artigo relacionado).

A equipe de pesquisadores de Londres, chefiada por John Collinge, descobriu que pelo menos três genes antes desconhecidos podem influenciar no aumento do tempo de incubação da doença, que refere-se ao período entre a infecção e o aparecimento dos sintomas clínicos.

Todas as 99 vítimas da doença no Reino Unido têm uma constituição genética particular, presente em 4 a cada 10 pessoas, disse Collinge. Isso indica que as 99 vítimas poderiam ter uma predisposição genética para desenvolver a doença em um período curto de tempo, enquanto outras pessoas, que podem ter sido infectadas no final da década de 80, ainda não desenvolveram a doença.

Se isso for mesmo verdade, uma nova epidemia da nvCJD poderá desenvolver-se nas próximas décadas. Os pesquisadores esperam que novas pesquisas ajudem a fazer um diagnóstico precoce da doença, limitando dessa forma, sua disseminação.

fonte: AgWeb (por Darcy Maulsby), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress