Foco de aftosa prejudica exportações do RS
9 de maio de 2001
Hoffman exige respeito com o Rio Grande do Sul
11 de maio de 2001

Pratini afirma que tentará evitar isolamento do Sul

Foto

O Fórum Nacional de Secretários de Agricultura (FNSA) reuniu hoje pela manhã, em caráter de emergência, os secretários de Agricultura do País, o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Moraes, e o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos de Oliveira. O cumprimento das metas do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa foi o tema principal da reunião. Os secretários também discutiram os impactos do foco do Rio Grande do Sul nos demais estados.

O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse que fará o possível para evitar o isolamento do Rio Grande do Sul e que protegerá o rebanho brasileiro, a fim de minimizar os estragos no mercado internacional causados por notícias de focos de febre aftosa no país. Em entrevista coletiva, o ministro informou que Inglaterra, Rússia, Chile, Israel e Arábia Saudita já suspenderam as importações da carne bovina brasileira.

Segundo o deputado Odacir Zonta, presidente do Fórum e secretário de Agricultura de Santa Catarina, é de extrema urgência a tomada de decisão para a manutenção das conquistas do Programa de Erradicação da Febre Aftosa. Durante a reunião também foram colhidas sugestões para modificações do Código Zoosanitário Internacional, a serem apresentadas na assembléia da Organização Internacional de Epizootias.

fonte: Agência Brasil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress