Sistema sanitário do Brasil precisa ser revisto
21 de fevereiro de 2001
Crise da vaca louca na Europa pode beneficiar setor coureiro da Argentina
23 de fevereiro de 2001

Presidente da Farsul quer vacinar gado do RS

Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), afirmou ontem que não está descartado um retorno à vacinação contra a aftosa do rebanho gaúcho. A decisão foi tomada depois que o governo definiu restringir o trânsito de gado argentino para o Brasil devido aos novos surtos da doença no país vizinho. “Há a necessidade de discutirmos posições que tragam segurança ao rebanho gaúcho”, disse. Ele confirmou que pretende discutir esta questão em uma audiência, sem data confirmada, com o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes. “O trânsito de gado pelo rio Uruguai também deve ser fiscalizado”, complementa.

O presidente da Associação Brasileira de Angus, José Weber, disse que é favorável à vacinação e salientou que, com o retorno à vacinação, irão surgir prejuízos, “mas é preferível darmos um passo atrás do que colocar em risco o rebanho”.

José Hermeto Hoffmann, secretário da Agricultura do RS, é contra a revacinação, pois acredita que essa atitude neste momento traria grandes prejuízos para o setor de suínos e nas vendas de reprodutores para o Centro-Oeste. Hoffmann ressaltou que, se necessário, o Estado irá solicitar ao governo federal a presença das Forças Armadas e da Marinha, a exemplo do que foi feito em agosto no MS.

fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress