O presidente da OIE (Organização Internacional de Epizootias), Romano Marabelli, reúne-se hoje com o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, em seu gabinete, em Brasília. O dirigente também almoçará com o ministro e representantes do agronegócio brasileiro, na sede da Embrapa. À tarde, Marabelli participará da reunião do Fórum dos Secretários de Agricultura, quando entregará o certificado de área livre de febre aftosa com vacinação aos estados que formam o Circuito Pecuário Leste, mais Mato Grosso e Tocantins – reconhecidos pela OIE como zonas livres de febre aftosa em maio deste ano.
Ao desembarcar no Brasil, Marabelli reafirmou a intenção de abrir o mercado europeu para as carnes brasileiras porque a OIE reconhece a representatividade que a produção nacional tem no comércio mundial e o esforço para manter a sanidade do rebanho. O empenho do presidente da OIE para que o mercado retome a confiança do produto brasileiro após a ocorrência de febre aftosa no rebanho gaúcho foi uma das razões que levou o ministro Pratini de Moraes a fazer o convite para a visita ao Brasil.
Além de presidir a OIE, Marabelli é diretor-geral do Departamento de Alimentação, Nutrição e Saúde Pública Veterinária da Itália e tem forte influência na Comissão de Veterinária da União Européia (UE).
fonte: Larissa Rodrigues, para o BeefPoint