A importância do zebu para a cadeia produtiva da carne e do leite no Brasil é a temática apresentada pela ABCZ durante a ExpoZebu em 2013
Com 41 leilões oficializados, dois shoppings, julgamentos, concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos e uma grande festa de encerramento, a 79ª ExpoZebu promete mostrar aos visitantes do Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), que o zebu contribui em muito para o desenvolvimento de várias atividades em nosso país, principalmente, para a alimentação de qualidade e acessível a todos.
Em 2013, o Fórum Zebu de Ponta a Ponta será novamente uma das atrações da ExpoZebu. Organizado pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), em parceria com o portal BeefPoint e a Scot Consultoria, o evento trará apresentações especiais no dia 8 de maio, como o lançamento de três pratos com carne de zebu, elaborados pelo chefe de cozinha, Allan Vila.
Durante a ExpoZebu, a ABCZ fará ainda três inaugurações importantes: o Tatersal ABCZ, totalmente reformado e que em 2013 recebe o nome do criador Rubico de Carvalho; a placa da Estância, que leva o nome do ex-presidente da ABCZ, Orestes Prata Tibery Jr., e o Obelisco, que será instalado no interior do Parque Fernando Costa (veja programação).
Outro importante momento da ExpoZebu será o lançamento da ExpoZebu Dinâmica, evento que passará a apresentar anualmente os principais lançamentos e novidades tecnológicas aplicadas à agropecuária. O principal diferencial do evento será o dinamismo com que estas tecnologias serão apresentadas ao público. Haverá demonstração durante todo o dia das máquinas e demais tecnologias, em pleno funcionamento. A ExpoZebu Dinâmica será lançada no dia 9 de maio, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior.
Para o dia 10 de maio, a ABCZ prepara uma grande festa de encerramento e confraternização no Palanque Oficial da Pista de Julgamento “Torres Homem Rodrigues da Cunha”, a partir das 11h. Nesse dia, serão entregues as premiações aos Grandes Campeões e às Grandes Campeãs de todas as raças zebuínas, de forma a promover uma grande integração entre os criadores de zebu.
Nesse dia, também serão premiados os jornalistas vencedores do Prêmio ABCZ de Reportagem e os tratadores de animais da feira.
Zebu de Ponta a Ponta
O zebu estará literalmente de ponta a ponta na 79ª ExpoZebu. A temática central da feira pretende mostrar aos visitantes que o gado zebu está muito mais presente na vida das pessoas do que elas podem imaginar. No caso específico da alimentação humana, além de garantir mesa farta aos brasileiros com o bife nosso de cada dia, os churrascos aos finais de semana, o leite e demais produtos lácteos fundamentais para nossa saúde e bem estar, o zebu é responsável pela qualidade dos alimentos que chegam até nós, graças ao conceito sustentável de sua criação.
Para apresentar esta temática de maneira lúdica, especialmente focada na interação com o público infantil, a ABCZ lança em parceria com a empresa Escola Games, três jogos interativos que estarão disponíveis na internet nos endereços eletrônicos: www.abcz.org.br e www.escolagames.com.br, a partir do dia 3 de maio. Por meio do jogo “Zebu na sua casa” a criança aprende brincando sobre os produtos e subprodutos do zebu. Já o “Zebu na cozinha” apresenta de maneira didática receitas à base de carne e leite. A criança escolhe uma receita e prepara o prato passo a passo. Ao final do jogo, a criança pode imprimir uma receita para fazer em casa com sua família. E no terceiro jogo, o “Criando Zebu”, a criança aprende sobre a criação nas fazendas, desde os cuidados com o rebanho até a hora do abate ou produção de leite. Ao final do jogo, a criança pode montar um quebra-cabeça.
Dez computadores também estarão à disposição no Museu do Zebu, entre os dias 3 e 10 de maio, para que as crianças participantes do projeto “Zebu na Escola” possam conhecer os jogos interativos lançados pela ABCZ em parceria com a Escola Games, empresa de Uberaba especializada em jogos educativos e que, em 2012, teve mais de 9 milhões de acessos em seu site.
Fórum
Durante a ExpoZebu, a ABCZ – em parceria com o BeefPoint e a Scot Consultoria – promoverá, no dia 8 de maio, a 2ª edição do Fórum “Zebu de Ponta a Ponta”, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na Cadeia Produtiva da Carne e do Leite.
Além de palestras com renomados profissionais do setor, a grande atração dessa edição do Fórum será a apresentação prática feita pelo chef Allan Vila, proprietário de uma rede de 15 restaurantes e com ampla experiência na preparação de cortes especiais e livros de receitas sobre carne bovina.
A pedido da ABCZ, o chef desenvolveu três apetitosos pratos com carne de zebu, que serão apresentados e degustados pelos participantes do Fórum Zebu de Ponta a Ponta. “O primeiro deles é o ZEBURGUER, a excelência dos hambúrgueres, por usar a carne de zebu na sua preparação: aquela que tem a gordura total correta e o sabor marcante da carne brasileira. Além disso, não conta com a adição de qualquer elemento para mascarar a sua consistência e conferir o sabor. O segundo prato será a ZEBUIADA e o terceiro o ZEBUNOFFE”, explica o chef Allan Vila.
Cristiano Botelho comenta sobre o evento, assista ao vídeo:
Inscrições
As inscrições para o Fórum Zebu de Ponta a Ponta poderão ser feitas pelo site da ABCZ. O investimento será de R$ 150,00 por participante.
Confira a programação completa do Fórum Zebu de Ponta a Ponta:
ExpoZebu Dinâmica apresenta tecnologias de ponta para pecuária
Uma nova atração está sendo preparada pela ABCZ para a 79ª edição da ExpoZebu. Durante a exposição, a ABCZ fará o lançamento oficial do projeto da ExpoZebu Dinâmica, evento que passará a apresentar anualmente aos visitantes da exposição os principais lançamentos e novidades tecnológicas aplicadas à agropecuária.
O principal diferencial do evento será o dinamismo com que estas tecnologias serão apresentadas ao público. Haverá demonstração durante todo o dia das máquinas e demais tecnologias, em pleno funcionamento. “A ideia é apresentar aos criadores e produtores rurais que visitam a ExpoZebu como o mercado brasileiro tem evoluído em termos de tecnologia aplicada à produção rural. Hoje, o Brasil é referência em tecnologia agropecuária e esta tecnologia tem que chegar ao produtor. A ExpoZebu Dinâmica será uma vitrine para a ABCZ divulgar e fomentar o uso destas tecnologias de modo a ampliar a produção e a lucratividade do criador de zebu, sem esquecer das novas técnicas que garantem a sustentabilidade da propriedade rural e do meio ambiente”, explica o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi.
Em 2013, o projeto da ExpoZebu Dinâmica será apresentado no dia 9 de maio, durante um dia de campo na Estância Orestes Prata Tibery Jr., das 7h às 18h. Área superior a 22 hectares já começou a ser preparada para o lançamento. No local, serão expostas as principais novidades na área de forrageiras e os demais cultivares em um campo agrostológico com mais de 30 variedades (brachiaria, panicum, sorgo, milho etc).
Serão realizadas ainda, durante todo o dia, demonstrações das mais modernas máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado para facilitar o trabalho do produtor rural (ensiladeiras, tratores, vagão forrageiros etc).
O sistema de ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) também será apresentado no local. Mais de três mil mudas de espécies florestais, como mogno, acácia, teca, eucalipto e nim (planta originária da Índia), já começaram a ser plantadas no local onde será feita a demonstração.
A realização da ExpoZebu Dinâmica está a cargo da ABCZ, com o apoio da empresa Araiby, do Pólo de Excelência em Genética Bovina, Embrapa Cerrados, EMATER/MG e Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. O evento é aberto ao público. No local haverá completa infraestrutura para receber os visitantes, inclusive, com área de estacionamento.
Acontece durante a ExpoZebu:
PRODUZ Fácil: A tecnologia chegou definitivamente ao campo para facilitar o trabalho dos criadores e seus colaboradores. Um exemplo prático deste tipo de tecnologia é o PRODUZ, software lançado pela ABCZ para auxiliar na organização e direcionamento do trabalho de seleção das raças zebuínas. Para dinamizar ainda mais o trabalho de seleção de zebu em todo o país, a ABCZ lança na 79ª ExpoZebu a versão do PRODUZ para dispositivos móveis (tablets): o PRODUZ Fácil, que garante mais mobilidade ao sistema.
Além de todas as facilidades do PRODUZ (como acesso às avaliações genéticas, cálculo de consanguinidade, sistema de identificação eletrônica de animais e comunicação de dados com a ABCZ, entre outras), o PRODUZ Fácil oferece outras funcionalidades para quem está a campo.
Vitrine internacional: Entre os dias 3 e 10 de maio, o Salão internacional oferecerá diversos serviços aos visitantes estrangeiros, como intérpretes, casa de câmbio, sala de reuniões e agência de viagens, além de degustação de produtos típicos da culinária brasileira. Há, ainda, programação completa de Farm Tours, que inclui visitas a empresas do agronegócio e a fazendas (associadas ao projeto Brazilian Cattle) selecionadoras de raças zebuínas.
No dia 7 de maio, haverá coquetel em comemoração aos 10 anos do Projeto Brazilian Cattle no Salão Internacional. A expectativa é de que a 79ª edição consecutiva da ExpoZebu receba visitantes de quase 30 países. Além da infraestrutura e do atendimento especializado do Salão Internacional, a feira terá programação especial para o público internacional.
Museu do Zebu: A história das importações de zebu da Índia e daqueles homens que lutaram para que o gado indiano adentrasse em solo brasileiro, bem como a chegada do zebu e sua contribuição para o Brasil, serão temas da 30ª Mostra do Museu do Zebu, durante a 79ª Expozebu, em Uberaba. A exposição, intitulada “Mundo Vasto Mundo” do Zebu, terá como um de seus focos principais as histórias dos importadores e reunirá textos e fotos de personagens marcantes das importações de zebu, como Dom Pedro I, Armel Miranda, Manuel Lemgruber, João Martins Borges e Nenê Costa, entre outros.
Durante a ExpoZebu, o Museu do Zebu promoverá, ainda, mostra com obras do artista araxaense Calmon Barreto, notório desenhista, pintor, escultor, gravador e escritor. Um dos quadros mais famosos do artista, que retrata a introdução do zebu no Brasil, poderá ser visto durante a exposição, entre os dias 3 e 10 de maio, juntamente com outras nove obras sobre aspectos rurais e regionais. No dia 3 de maio, às 14h, será realizada mesa-redonda sobre a vida e a obra de Calmon Barreto, em parceria com a Prefeitura de Araxá e o Museu Calmon Barreto.
Outro momento histórico importante que será lembrado pelo Museu do Zebu durante a feira é a inauguração do Parque Fernando Costa, ocorrida em 1941, na cidade de Uberaba. Para relembrar este importante marco da pecuária nacional, a ABCZ instalará no interior do parque um obelisco de granito ornamentado com placas de bronze em estilo art decó esculpidas pelo renomado artista Humberto Cozzo, que foi inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas no mesmo dia da inauguração do Parque Fernando Costa, na década de 40, na Praça Rui Barbosa, em Uberaba.
O obelisco era uma homenagem ao interventor Benedito Valadares e fazia menção em uma das placas à modernidade. A inauguração do Obelisco será realizada no dia 3 de maio, momentos antes da inauguração oficial da ExpoZebu. O Museu do Zebu sediará, também, durante a ExpoZebu um ciclo de palestras sobre Melhoramento Genético e Mercado de Trabalho, promovido pela ABCZ, FAZU, Museu do Zebu e Polo de Genética.
Zebu na Escola: Aproximadamente oito mil crianças são esperadas para participar do Projeto “Zebu na Escola”, em 2013. Este ano, o projeto contará com várias novidades, entre elas apresentação de teatro com o tema “Zebu de Ponta a Ponta” para os alunos das escolas públicas; oferta de dez terminais de computadores com os jogos eletrônicos sobre o zebu e a realização de um concurso de fotografia intitulado “Um olhar diferente”, com alunos da APAE e da Escola Dulce de Oliveira, que farão sessão de fotos na Fazenda São Geraldo, do criador Mário de Almeida Franco Jr. Após a sessão de fotos, os participantes serão premiados e as fotos comporão exposição no Museu do Zebu.
Ainda durante a feira será promovido concurso de redação (nos idiomas inglês, espanhol e português) que será aberto à participação de estudantes de escolas de idiomas e às demais escolas do ensino fundamental e médio. O tema da redação será Zebu de Ponta a Ponta. Haverá premiação para o primeiro e o segundo colocados.
Outra ação nova do projeto é a “Olho Amigo”, quando alunos do Instituto dos Cegos de Uberaba visitarão a ExpoZebu com acompanhamento de monitores para tocar os animais e visitar o museu com uma sessão de toques nas peças e participação em palestras. Em parceria com o Museu do Zebu, haverá, ainda, apresentação da Banda do UAI na manhã do dia 9 de maio.
Sala Virtual: A ABCZ lançará no dia 3 de maio a terceira sala do Museu Virtual da ABCZ. No espaço, a valorização da história, da vida e da obra dos homens que se dedicaram ao sonho de construir o rebanho brasileiro. Heróis audaciosos, como Teófilo de Godoy, o primeiro triangulino que foi a Índia atrás do Zebu. Heróis destemidos, como Celso Garcia Cid, que desafiou e venceu a proibição do governo. Heróis natos, como José da Silva, o Dico, que sem saber uma palavra de inglês escolheu e trouxe aquele que seria o “pai” do rebanho brasileiro (Karvadi). Novos heróis, como Jonas Barcellos, que por quase 20 anos lutou para a reabertura comercial de bovinos indianos. Heróis de uma só família, como os Borges, os Pratas, os Rodrigues da Cunha. Nessa terceira sala, haverá biografias desses desbravadores e resumo das importações realizadas. Além disso, a equipe de pesquisadores do Museu Virtual apresentará detalhes do contexto socioeconômico de cada época.
Ainda na página, ícones explicativos sobre as raças, sobre os países de origem do zebu e como foi a chegada do animal ao Brasil, em cada uma das fases das importações. Tudo isso transforma a sala em uma grande referência para pesquisa. Foi criado também um grande banco de imagens, com fotos diversificadas, desde selos a moedas com estampas zebuínas.
Ao inaugurar sua terceira sala, o Museu Virtual abrirá também as portas da sua biblioteca, que contará com livros especializados. A digitalização de vários títulos só foi possível a partir de importantes parcerias. Escritores, como Rinaldo dos Santos, cederam os direitos das obras a favor da promoção da história. A intenção da equipe é atualizar a biblioteca com frequência, aumentando os títulos.
Já o acervo multimídia do Museu Virtual da ABCZ triplicará, com a inauguração da terceira sala. Ao todo, serão mais de 100 vídeos. Estarão disponíveis, entre outros, depoimentos inéditos de pecuaristas da nova geração de importadores, como Jonas Barcellos, Pedro Novis e Antônio Ernesto de Salvo, que contam detalhes das viagens.
O visitante também poderá ouvir a história pela voz de saudosos personagens. Relatos emocionantes de quem participou diretamente destas “aventuras” em busca do zebu na Índia, no século passado. Testemunhos, como os dos pecuaristas Torres Homem Rodrigues da Cunha, Rubico Carvalho e Nenê Costa. Vídeos, que foram fornecidos para o Museu por meio de parceria com a Associação de Criadores de Nelore do Brasil.
Famílias de alguns desbravadores também cederam imagens históricas importantes. Entre as novidades da sala está a seção “Contos e causos”. Mais uma ferramenta criada pela equipe do Museu Virtual para valorização da história oral, tão importante para retratar a realidade social do campo. Logo após a cerimônia, a sala poderá ser visitada de qualquer parte do mundo, pela internet, no Museu Virtual da ABCZ.
Fonte: Comunicação da ABCZ e Texto Comunicação Corporativa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.