Alfredo Navarro de Andrade
Vimos alarmados, hoje pela manhã (sábado 3 de fevereiro), a noticia de que o Canadá não sómente proibiu a importação de Carne Bovina Cozida do Brasil como ordenou um “recall”, via rádio e TV, dos produtos brasileiros das prateleiras dos supermercados.
A proibição decorre da suspeita de que nossos produtos podem estar contaminados com a Doença da Vaca Louca (Encefalopatia Espongiforme Bovina).
Esta proibição ocorre exatamente em um momento em que a Produção Animal Brasileira dá um show de maturidade profissional, apresentando-se como um dos mais importantes e confiáveis produtores mundiais de carne bovina, suinícola e avícola.
Não existe qualquer indicação ou suspeita dos rebanhos Brasileiros estarem ou terem sido contaminados com a EEB (Vaca Louca). No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que a BSE (Bovine Spongiforme Encephalopaty- Mad Cow Disease) foi diagnosticada e identificada no Canadá em 1993.
A decisão Canadense traz consequências piores, uma vez que, pelo Tratado NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), tanto o México como os Estados Unidos deverão seguir o Canadá.
Entendemos que uma ação como esta não pode ser ignorada pelos setores representativos das classes produtoras nem pelos próprios produtores. Faz-se de suma importância que todos, de forma veemente, através de todos os canais possíveis, exijamos das autoridades constituidas, um enérgico protesto contra a atitude canadense.
Nós não podemos cruzar os braços esperando que as coisas se resolvam por si mesmo. Vamos contactar os Deputados que representam nossa região geográfica e exigirmos pressão no Congresso para uma solução que não venha atrapalhar o desenvolvimento da nossa pecuária.
Não vamos nos calar ante mais esta agressão. Unamo-nos contra este tipo de difamação, que só visa nos manter no sub-desenvolvimento. Vamos enviar este apelo para Associações, Autoridades Governamentais, Deputados Federais, Senadores e etc.
Tenhamos Fé em nosso associativismo
_________________________________________________
Alfredo Navarro de Andrade é consultor da SAF no Brasil