Índices reprodutivos em gado de corte
4 de fevereiro de 2001
Itamaraty avisa que não aceita embargo à carne
6 de fevereiro de 2001

Proibição Canadense à Carne Brasileira

Alfredo Navarro de Andrade

Vimos alarmados, hoje pela manhã (sábado 3 de fevereiro), a noticia de que o Canadá não sómente proibiu a importação de Carne Bovina Cozida do Brasil como ordenou um “recall”, via rádio e TV, dos produtos brasileiros das prateleiras dos supermercados.

A proibição decorre da suspeita de que nossos produtos podem estar contaminados com a Doença da Vaca Louca (Encefalopatia Espongiforme Bovina).

Esta proibição ocorre exatamente em um momento em que a Produção Animal Brasileira dá um show de maturidade profissional, apresentando-se como um dos mais importantes e confiáveis produtores mundiais de carne bovina, suinícola e avícola.

Não existe qualquer indicação ou suspeita dos rebanhos Brasileiros estarem ou terem sido contaminados com a EEB (Vaca Louca). No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que a BSE (Bovine Spongiforme Encephalopaty- Mad Cow Disease) foi diagnosticada e identificada no Canadá em 1993.

A decisão Canadense traz consequências piores, uma vez que, pelo Tratado NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), tanto o México como os Estados Unidos deverão seguir o Canadá.

Entendemos que uma ação como esta não pode ser ignorada pelos setores representativos das classes produtoras nem pelos próprios produtores. Faz-se de suma importância que todos, de forma veemente, através de todos os canais possíveis, exijamos das autoridades constituidas, um enérgico protesto contra a atitude canadense.

Nós não podemos cruzar os braços esperando que as coisas se resolvam por si mesmo. Vamos contactar os Deputados que representam nossa região geográfica e exigirmos pressão no Congresso para uma solução que não venha atrapalhar o desenvolvimento da nossa pecuária.

Não vamos nos calar ante mais esta agressão. Unamo-nos contra este tipo de difamação, que só visa nos manter no sub-desenvolvimento. Vamos enviar este apelo para Associações, Autoridades Governamentais, Deputados Federais, Senadores e etc.

Tenhamos Fé em nosso associativismo

_________________________________________________

Alfredo Navarro de Andrade é consultor da SAF no Brasil

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress