Risco de aftosa no Paraguai preocupa criadores brasileiros
4 de abril de 2001
Pecuaristas argentinos pedem medidas urgentes contra a aftosa
6 de abril de 2001

Reino Unido registra mais de mil focos de aftosa

Já passa de mil o número de propriedades agrícolas afetadas pela febre aftosa no Reino Unido. O número de fazendas afetadas é de 1.013. Mais de um milhão de cabeças de gado, porcos e ovelhas foram ou ainda serão abatidos. O vírus também já foi detectado na Irlanda, França e Holanda.

O governo, porém, desistiu da vacinação imediata, porque acredita que o programa de abate está funcionando. O principal consultor para assuntos científicos, David King, anunciou que o abate está restringindo a disseminação do vírus: “O esquema de prevenção começa a mostrar resultados. Registramos 45 propriedades agrícolas com casos de infecção por dia, mas se a curva de crescimento tivesse sido mantida, esse número ficaria entre 65 e 70.”

Especialistas da União Européia recomendaram ontem a prorrogação da proibição das exportações de animais vivos na Grã-Bretanha e na Irlanda até 19 de abril, na França até 12 de abril e na Holanda até 25 de abril, por causa da persistência dos temores de novos surtos de aftosa. Porém, se não forem detectados novos surtos da doença na Irlanda do Norte até 19 de abril, o país estará liberado para exportar seus animais à UE.

fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress