Cerca de 9 mil animais foram sacrificados no Reino Unido até ontem em uma tentativa de barrar a disseminação da febre aftosa. Segundo informações oficiais, foram abatidos 5.050 ovelhas, 2.370 bovinos e 1.600 suínos. É o que informa reportagem publicada hoje no Valor Online.
Também ontem, em County Durham, foi confirmada a décima-sétima ocorrência da doença no Reino Unido, de acordo com o Ministério da Agricultura.
Com o avanço da aftosa no Reino Unido, os demais membros da União Européia decidiram sacrificar animais vivos britânicos importados antes da eclosão da doença e a UE estendeu o embargo à carne, animais vivos e produtos lácteos do Reino Unido pelo menos até o dia 9 de março.
Paralelamente, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou que está acompanhando de perto as ações de combate à aftosa que estão sendo tomadas pelo Reino Unido. Na semana passada, os EUA baniram importações de produtos animais britânicos.
Tratamento diferente os americanos dispensaram à Argentina. Com o planto de vacinação anunciado pelo país sul-americano, as importações desde áreas não infectadas não foram banidas pelos Estados Unidos.
fonte: Valor Online