Fundepec monitora e certifica qualidade da carne
2 de maio de 2001
Estudo recomenda o consumo de carne para pacientes com cálculo renal
4 de maio de 2001

Rio Grande do Sul inicia vacinação na segunda-feira

Terá início nesta segunda-feira a vacinação dos 5,1 milhões de bovinos e bubalinos em 95 municípios da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai. As medidas serão submetidas ao Circuito Pecuário Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), na sexta-feira e no sábado. O início da imunização deverá ter a aprovação dos catarinenses.

Devem ser abrangidos todos os municípios dentro de uma distância média de 90 quilômetros da fronteira para dentro do Estado. O total de animais a serem vacinados no Estado representa cerca de 40% do rebanho gaúcho. No período de 15 a 30 dias depois da primeira dose, os animais receberão nova aplicação. A Secretaria da Agricultura avalia o subsídio aos pequenos produtores para a compra da dose da vacina, que custa R$ 0,65.

Durante o período de vacinação, ficam proibidos o trânsito de bovinos e a concentração de animais na região atingida, além da realização de feiras, exposições, leilões, rodeios e qualquer evento que exija a movimentação de animais. Bovinos destinados ao abate, porém, terão o trânsito liberado. Eqüinos e suínos também poderão circular.

Ontem, a Justiça Federal de Santo Ângelo negou o pedido de liminar para que fosse autorizada a volta da vacinação em todo o Estado e em Santa Catarina. A ação partiu da Associação Regional dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais. O juiz entendeu que a vacinação na fronteira cria um cinturão de proteção no Estado.

fonte: Zero Hora (por Lisiana dos Santos), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress