O secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann, anunciou hoje, na abertura do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura, em Brasília, a confirmação de um foco de aftosa no município de Alegrete. O resultado do exame realizado pelo Laboratório de Apoio Animal, de Recife, deu positivo para o vírus tipo A em sete animais da Agropecuária Combate, na localidade de Catimbal Caverá, localizada a 35 quilômetros da sede do município, em direção a Santana do Livramento.
A propriedade possui 420 animais e situa-se às margens do rio Ibirapuitã. O local está interditado desde o surgimento da suspeita do foco, na última terça-feira. Na manhã de hoje, a Secretaria da Agricultura instalou duas barreiras sanitárias de contenção e desinfecção.
Hoffmann afirmou, novamente, que o fato é conseqüência da omissão do Ministério da Agricultura, que não atendeu ao pedido que vinha sendo feito há mais de 60 dias no sentido de retomar da vacinação preventiva no Rio Grande do Sul. “Toda e qualquer conseqüência econômica e social para o Estado, como queda do preço do boi em pé e suíno vivo, é culpa única e exclusivamente do ministério”, ressaltou o secretário.
fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint