O Governo do Rio Grande do Sul inicia hoje uma operação para distribuição de vacinas contra febre aftosa. “Estamos prontos para receber as vacinas assim que o Ministério da Agricultura nos mandar as doses relativas aos agricultores familiares que se enquadram nos critérios do Pronaf”, afirma o secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann.
As entidades de cada município (prefeituras, sindicatos, cooperativas e órgãos como Emater, Ceasa, Irga, Fepagro e Cesa) assumirão a responsabilidade pela estocagem das vacinas.
Os agricultores gaúchos devem se dirigir, a partir de hoje, às Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas para atualização do cadastro de seus animais. Os que se enquadram nos critérios do Pronaf preencherão um documento que atesta o direito a receber as doses sem pagar. Esse documento será assinado pelo agricultor, pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais e pelo Estado.
“Nos municípios que não possuírem Inspetorias os agricultores deverão procurar os escritórios da Emater e, se não houver posto da Emater, as próprias prefeituras”, destaca Hoffmann. Após efetivada esta etapa, o produtor receberá a autorização para retirar nas prefeituras as doses de vacinas relativas ao tamanho de seu rebanho.
fonte: Larissa Rodrigues, para BeefPoint