Abiec reforça expectativa de crescimento na receita das exportações
28 de junho de 2011
UE: importações de carne bovina caíram em 13% até março
28 de junho de 2011

Rússia: importações de carne aumentaram 1% em 2010-11

As importações de carne bovina da Rússia durante o ano fiscal até abril aumentaram em 1% com relação ao ano anterior, para 542.910 toneladas, com os preços médios no período aumentando em 4%, para US$ 3.622 por tonelada. Os importadores de carne da Rússia estão relutantes em aceitar os recentes maiores preços dos fornecedores da América do Sul, considerando a atual barreira imposta a algumas plantas brasileiras. O mercado russo deverá aumentar as cotas até julho, quando os atuais estoques estiverem vazios.

As importações de carne bovina da Rússia durante o ano fiscal até abril aumentaram em 1% com relação ao ano anterior, para 542.910 toneladas, com os preços médios no período aumentando em 4%, para US$ 3.622 por tonelada.

Apesar do declínio de 13% nas importações do Brasil, para 224.129 toneladas (e queda de 31% com relação ao recorde de 324.137 toneladas exportadas durante os primeiros dez meses de 2007-08), o País continua sendo o principal fornecedor de carne bovina para a Rússia.

O Uruguai foi o segundo maior fornecedor de carne bovina à Rússia, apesar de os volumes totais terem caído em 9% com relação aos níveis do ano anterior – uma combinação de baixas ofertas e maiores preços. Em contraste, as importações da Austrália para o período de 10 meses aumentou em 354% com relação ao ano anterior, para 56.363 toneladas (terceiro maior fornecedor de carne bovina para a Rússia). O mercado russo se tornou um local muito lucrativo e crucial para a carne bovina australiana nos últimos anos, atraindo parte dos produtos que, nos anos anteriores, seriam enviados aos Estados Unidos.

As importações russas de carne bovina argentina caíram nos últimos anos, ficando em somente 17.148 toneladas nos últimos 10 meses, à medida que as ofertas de gado permaneceram muito baixas considerando a queda no rebanho, enquanto os preços da carne bovina dentro do mercado argentino aumentaram. Comparativamente, as importações russas de carne bovina argentina totalizaram 167.632 toneladas no mesmo período de 10 meses em 2005-06.

Os importadores de carne da Rússia estão relutantes em aceitar os recentes maiores preços dos fornecedores da América do Sul, considerando a atual barreira imposta a algumas plantas brasileiras. O mercado russo deverá aumentar as cotas até julho, quando os atuais estoques estiverem vazios.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress